Foto: arquivo
.jpg)
Átis Monteiro foi um dos maiores jogadores da história da Ponte Preta
A Associação Atlética Ponte Preta se despede de um dos seus maiores ídolos da história. Faleceu nesta quarta-feira, 27 de agosto, o meio campista Átis Monteiro, aos 93 anos.
Atleta que encantou gerações de pontepretanos na década de 50, começou na base da Alvinegra e foi o primeiro a marcar três gols no Dérbi. Apenas Dario Gigena e Weldon repetiram esse feito, já nos anos 2000.
Foi no dérbi 73, no dia 06 de julho de 1952, quando a Ponte goleou o rival por 4 a 0, no Moisés Lucarelli. Atis marcou três e Sabará fechou o resultado.
A partida fazia parte de um triangular, que também tinha o time do Bangu. A Macaca se sagrou campeã do torneio.
Outro fato marcante de Átis Monteiro na história Alvinegra, o meia esteve presente no primeiro amistoso internacional, contra o Estudiantes de La Plata-ARG. A Macaca venceu por 2 a 0, no Majestoso. O duelo festivo tinha como caráter especial arrecadar fundos para a conclusão das obras do Moisés Lucarelli.
Átis vivia uma vida discreta em Campinas, cidade onde nasceu e escolheu trilhar seu caminho no futebol. Formado nas categorias de base, sendo observado pelo técnico do juvenil, Ernesto Bellucci, marcou seu nome na Ponte Preta, como um meio campista versátil e goleador, onde sempre honrou o manto.
Subiu ao profissional pelas mãos do técnico Antônio Peixoto Filho, o Nico, segundo na história com mais jogos na beira do gramado, com 261 duelos.

Ao todo, Átis fez 25 gols em 59 jogos pela Ponte Preta. Ele ainda defendeu equipes como Portuguesa de Desportos e Fluminense-RJ. Além de se destacar no futebol, ele também jogou basquete, além de praticar remo e natação.
Átis terá sempre seu nome ligado à Associação Atlética Ponte Preta, que lamenta e se solidariza com amigos e familiares neste momento de luto e de dor. O velório será no Cemitério da Saudade, em Campinas.
0 comentários:
Postar um comentário