Em jogo emocionante, Brasil bate a Colômbia nas penalidades e conquista a Copa América Feminina 2025

Foto: divulgação / Conmebol

Partida bastante disputada em Quito

Que jogo! Neste sábado, dia 2, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, na final da Copa América Feminina, Brasil e Colômbia empataram em 4 a 4 entre tempo normal e prorrogação. Nas penalidades, as brasileiras venceram por 5 a 4 e conquistaram o nono título da Copa América Feminina.

Partida truncada nos primeiros minutos em Quito. Aos 9', Lobo arrematou com perigo para a Colômbia, após drible em Fê Palermo. O Brasil respondeu aos 10', com Yasmim, com a goleira adversária fazendo boa defesa. Aos 15', Tarciane cortou chute venenoso de Linda Caicedo, evitando o gol colombiano.

A Colômbia era melhor no jogo e abriu o marcador aos 24 minutos. Com a defesa do Brasil apenas olhando, a bola passou pelos pés de Izquierdo e Mayra Ramírez até chegar a Linda Caicedo, que finalizou rasteiro, sem chances para Lorena.

Aos 29', Mayra Ramirez saiu na cara do gol, mas adiantou a bola na tentativa de driblar Lorena. Depois, mesmo com as jogadoras nervosas, o Brasil conseguiu equilibrar as ações, e aos 48', após consulta ao VAR foi marcado pênalti por conta de uma cabeçada de Carabalí em Gio Garbelini. Após mais de cinco minutos de paralização, Angelina foi para a cobrança e deixou tudo igual em Quito: 1 a 1 e fim de primeiro tempo.

Logo no primeiro lance da segunda etapa, Kerolyn arriscou de fora da área, a goleira colombiana espalmou e Gio, no rebote, mandou a bola na trave. Aos 8', Duda Sampaio tabelou com Tarciane e finalizou com perigo.

O Brasil era melhor e dominava as ações. Mas, quem marcou foi a Colômbia: A bola sobrou livre na defesa do Brasil, a zagueira Tarciane não percebeu a aproximação de Lorena e recuou para a goleira. A bola foi lentamente para o fundo das redes. Gol contra em Quito!

Aos 28', Linda Caicedo teve a chance de fazer o terceiro para as colombianas, mas Lorena salvou o Brasil, que empatou aos 34'. Gio Garbelini cruzou alto da direita, Amanda Gutierrez dominou no peito e chutou cruzado de pé esquerdo, no cantinho esquerdo de Tapia: 2 a 2.

O Brasil foi para a pressão, tentando o terceiro gol, mas deixou espaços para a Colômbia, que marcou o aos 42'. Após contra-ataque puxado por Linda Caicedo, ela chamou a marcação e serviu Mayra Ramírez, que sozinha finalizou na saída de Lorena: 3 a 2.

E quando todos achavam que a Colômbia iria ficar com o título, surgiu a estrela de Marta. Aos 50 minutos, a camisa 10 da Seleção Brasileira, que veio do banco de reservas, acertou um chutaço de fora da área, empatando em 3 a 3 e levando o jogo para a prorrogação.


O primeiro tempo da prorrogação não teve muita emoção, mas no último minuto, teve gol do Brasil. E novamente com Marta: a camisa 10 recebeu cruzamento da meia-esquerda e, livre na pequena área, desviou de pé direito para colocar o Brasil à frente no placar.

No segundo tempo da prorrogação, Yaya, aos 4', levou perigo em chute de fora da área. A Colômbia parecia não ter mais reação e aos 6', Johnson quase fez o dela. Mas aos 9', Leicy Santos cobrou falta com precisão: 4 a 4 no marcador e o jogo foi para as penalidades.

Nas cobranças, pelo Brasil, Tarcianne, Amanda Gutierrez, Marisa, Johnson e Luany fizeram. Tapía defendeu os chutes de Angelina e Marta. Já pela Colômbia, Catalina Usme, Restrepo, Linda Caicedo e Bonilla marcaram. Pavi mandou para fora e Lorena pegou as cobranças de Leicy Santos e Carabali: 5 a 4 para as brasileiras, que ficaram com o título.

Com o resultado, o Brasil conquistou a Copa América Feminina pela nona vez na história. As duas finalistas conquistaram vaga nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações