Miguelito é suspenso por cinco jogos pelo STJD em caso de acusação de injúria racial

Com informações do ge.com
Foto: Mourão Panda / América Mineiro

Miguelito foi suspenso por cinco partidas

O meia Miguelito foi suspenso por cinco partidas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no julgamento sobre a acusação de injúria racial do atacante Allano, do Operário. O clube vai entrar com um pedido de efeito suspensivo para que o jogador possa atuar até que um novo julgamento seja marcado.

Miguelito já está suspenso de forma preventiva, após denúncia de injúria racial durante a partida contra o Operário Ferroviário, pelo Campeonato Brasileiro da Série B de 2025.

O departamento jurídico do Coelho contratou um laudo pericial, por meio de leitura labial dos envolvidos, para sustentar a defesa. O material coletado teria indicado que Jacy, capitão do Operário-PR e testemunha ouvida pela polícia, disse em campo que não ouviu o que foi dito por Miguelito.

Entenda o caso - O episódio de injúria racial ocorreu no primeiro tempo do jogo entre Operário e América Mineiro. Após uma disputa de bola, os jogadores aguardavam a cobrança de uma falta quando Miguelito virou em direção ao atacante Allano do Operário, que foi para cima do meia do América, junto com Jacy, também do Fantasma, que estava próximo. Em seguida, eles foram até o árbitro para falar sobre o ocorrido.

Miguelito, acusado de ser o autor do ato discriminatório contra Allano, foi denunciado pela Procuradoria no artigo 243-G do CBJD, com possibilidade de pena de suspensão por 10 partidas e multa de R$ 100 mil reais.


O árbitro Alisson Sidnei Furtado utilizou o protocolo antirracista da Fifa e da CBF, sinalizando com os braços cruzados, na altura do peito, em forma de “X”. A partida ficou paralisada por 15 minutos, com discussão entre os jogadores e a espera do árbitro para uma possível verificação de imagens, e foi retomada sem alterações ou cartão. A denúncia de injúria racial consta na súmula.

Após o término da partida, o autor, a vítima e a testemunha foram conduzidos por uma equipe da Polícia Militar até a sede da 13ª Subdivisão Policial. Após ouvir os envolvidos, foi dada voz de prisão em flagrante a Miguelito pelo crime previsto na Lei nº 7.716/89.

Miguelito foi liberado na segunda-feira da prisão em Ponta Grossa e vai responder em liberdade pela denúncia de injúria racial contra o atacante Allano. A investigação segue e o Ministério Público pode denunciar o atleta. A Polícia Civil já estabeleceu contato com os canais de transmissão da partida para obter imagens que possam ter registrado a fala racista.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações