Foto: Divulgação / Club América
.jpg)
América eliminou o Cruz Azul e brasileiro pode ser o primeiro treinador a conquistar o tetracampeonato no México
O brasileiro André Jardine segue escrevendo história no futebol mexicano. Em sua quarta Liga MX no comando do América, o treinador vai para sua quarta final consecutiva, após eliminar o arquirrival Cruz Azul em um duelo dramático pelas semifinais na noite de ontem (18), com direito a uma heroica virada americanista, já que até os 21 minutos do segundo tempo, sua equipe perdia por 2 a 0 no placar agregado. Agora, caso derrote o Toluca na decisão, Jardine pode não apenas levar o América a seu primeiro tetracampeonato na história, como também se tornará o primeiro treinador a levantar quatro troféus seguidos na Liga MX.
A derrota por 1 a 0 para o Cruz Azul na partida de ida, fora de casa, obrigava o América a vencer por um placar mínimo no Estádio Ciudad de los Deportes para avançar, já que teve a melhor campanha na primeira fase da competição. Contudo, foi o Cruz Azul, que vinha de 19 jogos de invencibilidade, que abriu o placar já no segundo tempo, com um gol do argentino Faravelli. Cumprindo suspensão, Jardine assistiu das tribunas quando seu capitão Henry Martín empatou, de pênalti, na metade da segunda etapa, e, após bolas na trave e uma massacrante pressão, o lateral colombiano Cristian Borja virou o jogo e definiu a classificação do América aos 36 minutos.
“Esse time tem o DNA de vencedor, é impressionante. Ninguém desiste jamais. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores e de trabalhar numa instituição potente como é o América. O sonho do tetra está vivo e vamos em busca dele”, celebrou o treinador de 45 anos, que foi campeão olímpico com a Seleção Brasileira em Tóquio 2020 e passou por São Paulo e Atlético de San Luis, do México, antes de chegar ao América, em junho de 2023.
Em menos de dois anos de trabalho, Jardine já ostenta o status de ser o treinador mais vencedor da história do clube da capital, com seis títulos conquistados no período - e dentre eles, o cobiçado tricampeonato mexicano consecutivo. Em 108 anos de história, América, considerado o maior clube do país, pode ser tetracampeão pela primeira vez, um feito que apenas o arquirrival Chivas conseguiu até hoje, entre 1958 e 1962, mas comandado por dois treinadores diferentes. “Seria inimaginável antes, mas chegamos”, completa Jardine.
O América terá seu quarto adversário diferente no caminho pelo tetracampeonato. Depois das conquistas sobre Tigres, Cruz Azul e Monterrey nos primeiros três títulos, o adversário da vez é o Toluca, que vem de uma fila de 15 anos sem conquistas, e conta com os brasileiros Helinho, ex-São Paulo e Luan, ex-Palmeiras, além do experiente treinador argentino Antonio Mohamed, conhecido como "El Turco", que treinou o Atlético Mineiro em 2022, e tem longa história no país. O duelo terá nos bancos de reservas dois tricampeões mexicanos.
A equipe de Jardine se prepara para uma agenda apertada, já que as decisões da Liga MX estão marcadas para os dias 22 e 25 de maio. No dia 31, o América enfrenta o Los Angeles FC em jogo único nos Estados Unidos, em confronto que define a última vaga classificatória para o Mundial de Clubes da FIFA, em junho. Caso avance, o time mexicano jogará o torneio no Grupo D, ao lado do Flamengo, do Chelsea e do Espérance, da Tunísia.
0 comentários:
Postar um comentário