A curta passagem de Jorge Mendonça pelo Vasco

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Jorge Mendonça atuando no Vasco

O futebol brasileiro era lotado de atacantes de extrema qualidade em tempos mais antigos. Muitos se lembram dos gloriosos anos 1990 e começo dos anos 2000, quando nomes como Luisão, Amoroso, Élber, Jardel e diversos outros sequer conseguiam atuar muito na seleção devido a existência de sujeitos como Ronaldo e Romário. Nos anos 1970 e 1980, porém, o Brasil também tinha muitos bons atacantes. Um deles foi o infernal Jorge Mendonça, ídolo do Palmeiras, que também passou pelo Vasco.

Exímio finalizador e também veloz, Jorge nasceu em Silva Jardim, no estado do Rio de Janeiro, em 6 de junho de 1954. Começou sua trajetória no Bangu e passou pelo Náutico antes de fazer história jogando pelo Palmeiras. Foi ao fim da passagem no Verdão, após um atrito com Telê Santana devido a fugir da concentração para curtir a noite do Rio de Janeiro que ele chegou ao Cruzmaltino. 

Na época, a missão de Jorge era duríssima: substituir o eterno ídolo Roberto Dinamite, que havia ido tentar a sorte no futebol europeu, mais precisamente no Barcelona. Na época, chegou para a disputa do Brasileirão, que era jogado no primeiro semestre e então acabou estreando em uma partida diante do America, do Rio de Janeiro, em 3 de fevereiro daquele ano que na época jogava o nacional. Nesse jogo, Jorge marcou o gol da vitória do Vasco.

Seguiu sem marcar nos 4 jogos seguintes, fez um belíssimo gol de cabeça em seu quinto jogo, diante do Grêmio, sendo seu segundo pelo Vasco. Voltou a marcar diante do Santa Cruz, fazendo dois, logo depois de uma derrota diante do Atlético Goianiense.  Depois disso, outros quatro jogos sem marcar e fez diante do Vitória, seguindo por um jogo sem marcar e outro gol diante do Náutico. Seu primeiro gol em um jogo que não era do Brasileirão veio na Libertadores, numa belíssima cobrança de falta diante do Inter.


Entre abril e o começo de maio, entrou numa sequência de quatro jogos seguidos fazendo gol, interrompida naquela que seria sua última partida pelo Vasco, diante do São Paulo. Acabou se despedindo do clube ao fim da campanha no Brasileirão, onde o Cruzmaltino foi até a terceira fase. Não foram números ruins, já que ele fez 11 gols em 22 jogos em São Januário, mas acabou não seguindo no clube, indo ao Guarani

Jorge Mendonça pendurou as chuteiras em 1990, atuando pelo Paulista de Jundiaí. Ele é um dos vários nomes que foi jogar no time dos eternos. O ex-atacante nos deixou em 2006, vítima de problemas cardíacos que o atormentavam a alguns anos na época. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações