Os 71 anos de Zico

Com informações da CBF
Foto: arquivo

Zico no jogo contra a Argentina na Copa do Mundo de 1982

Um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, dono de um raro talento, autor de belos gols e colecionador de títulos, Zico festeja neste domingo (3) seu 71º aniversário. Conhecido como o "Galinho de Quintino", apelido em referência ao bairro do subúrbio carioca onde viveu sua infância, Zico, ídolo eterno do Flamengo, marcou 854 gols na carreira, 525 deles reconhecidos pela Fifa, o que o deixa oficialmente entre os 14 maiores goleadores do mundo.

O jogador se notabilizou como o grande líder de uma era de ouro do Rubro-Negro carioca, nas décadas de 70 e 80, ajudando o Flamengo a levantar uma penca de títulos, entre os quais o da Libertadores e o do Mundial de Clubes.

Pela Seleção Brasileira, atuou nas Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986 - portanto figurou (em 1982, na Espanha) numa das equipes mais talentosas da história dos mundiais, formando o meio com outros craques: Falcão, Cerezo e Sócrates.

Faz parte de suas façanhas a marca de maior artilheiro do Maracanã, com 334 gols em 435 partidas. Zico foi autor de 84 gols em cobranças de faltas, segundo seus próprios dados. Por causa disso, a Revista Placar lhe concedeu, em 2001, um prêmio que o intitulava como maior cobrador de faltas do futebol brasileiro no século XX.

O reconhecimento pela sua qualidade técnica apurada e pelos gols decisivos notadamente quando atuava pelo Flamengo foram determinantes para que ganhasse o título de melhor futebolista do ano de 1981 pela Revista Guerrin Esportivo. Repetiria o feito em 1983, numa eleição promovida pela World Soccer.


De uma família de craques, na qual também se destacava o irmão Eduzinho, que foi considerado por João Saldanha como um suplente ideal de Pelé às vésperas da Copa do Mundo de 1970, Zico chegou a jogar na Udinese, da Itália, e no Kashima Antlers, do Japão, antes de trocar de função - passou a ser treinador e trabalhou também como coordenador e diretor-técnico.

Ainda pela Seleção Brasileira, trabalhou como coordenador-técnico na comissão dirigida por Zagallo na Copa do Mundo de 1998, na França. Sua relação com Flamengo e Seleção é notória, mas há de se destacar também que Zico é idolatrado por milhões de japoneses, que o consideram como o grande incentivador da popularização do futebol naquele país, pelo qual ganhou inúmeros títulos como jogador e diretor-técnico.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações