Vicente Feola na Seleção Brasileira

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Vicente Feola nasceu em 1909

Vicente Ítalo Feola é um dos maiores nomes do futebol brasileiro, sendo muito importante para a história do país, conquistando a primeira Copa do Mundo do Brasil. O treinador teve passagens por poucos clubes, e dirigiu a seleção brasileira em algumas oportunidades, e também contou com um fracasso.

O treinador nasceu em São Paulo, no dia 1 de novembro de 1909, e começou a sua carreira na Portuguesa, na década de 30. Feola rapidamente assumiu o São Paulo, onde construiu uma belíssima história e o candidatou para a assumir a seleção alguns anos depois.

Feola foi muito importante para a história do São Paulo, e o técnico com mais passagens no clube, foram oito ao todo, e com mais jogos no comando do tricolor, tendo 524 jogos.

A sua melhor passagem pelo tricolor foi na reta final da década de 40, quando conquistou dois títulos do Campeonato Paulista. Mesmo sem ter uma carreira com muitas conquistas, o treinador armava seus times muito bem, que impressionava diversas pessoas.

Em 1958, o presidente da CBD, que era o João Havelange, resolveu apostar pela primeira vez em um técnico do futebol paulista, e acabou dando muito certo. Feola assumiu no começo de fevereiro, pouquíssimo tempo antes do começo da competição.

O seu primeiro jogo à frente da seleção foi no dia 4 de maio daquele ano, quando a equipe venceu o Paraguai por 5 a 1. Logo na sequência, já estava próximo da data da viagem para a Copa do Mundo, e o treinador acabou convocando alguns atletas que contrariam a CBD.

Pelé, ainda muito jovem, tinha acabado de se machucar em um amistoso contra o Corinthians, mas Feola resolveu levá-lo. As escolhas do treinador deram muito certo, fazendo com a seleção vencesse sua primeira Copa do Mundo.

Após a competição, o treinador ficou mais algum tempo, e em 1961 foi treinador do Boca Juniors. Feola ficou quase um ano lá, pois seria o treinador da Copa do Mundo de 1962, porém antes da competição acabou adoecendo e foi substituído por Aymoré Moreira. 


Em 1964 retornou a seleção para dirigir a seleção olímpica em Tóquio, mas acabou sendo eliminado na fase de grupos da competição. Mesmo com o fracasso, o treinador foi chamado novamente para a Copa do Mundo de 1966, e gerou muita expectativa nos torcedores.

Porém, a preparação foi muito conturbada, tinha praticamente quatro equipes treinando juntas, e isso dificultou na preparação, o que culminou na eliminação da seleção brasileira de forma precoce. A sua última partida no cargo foi na derrota por 3 a 1 para Portugal, no Mundial. 

Feola esteve a frente do Brasil em 74 jogos. Infelizmente, o país perdeu o treinador em 6 de setembro de 1975, aos 66 anos, vítima de uma insuficiência cardio-renal.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações