Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Aimé Jacquet atuando pelo Saint-Étienne
Aimé Jacquet foi um bom jogador francês, e foi o técnico da primeira conquista mundial da seleção francesa, em 1998, sobre o Brasil na final. Mas a sua carreira como atleta foi muito boa, ficando quase toda a sua carreira no Saint-Étienne, conquistando diversos títulos.
O jogador nasceu em Sail-sous-Couzan, na França, no dia 27 de novembro de 1941, e começou a sua carreira aos 19 anos de idade, quando estreou como volante do Saint-Étienne.
Após sua estreia em 1960, o jogador não saiu mais do time, conseguindo ganhar sua vaga na equipe, que vivia uma época irregular, com altos e baixos. Tanto que a equipe estava na segunda divisão francesa, e só retornou na temporada de 1962-63, quando foi campeão da Ligue 2.
Mas antes disso, foi campeão da Copa da França, na temporada de 1961-62, o que mostra a irregularidade que a equipe vivia. Porém, isso passou quando o time voltou à primeira divisão, pois começou a ter um time melhor e muito mais regular, que brigava por todos os títulos.
Jacquet foi um grande nome nessa retomada da equipe, sendo muito importante, era um pilar e líder no meio-campo. Em 1961 ainda conquistou a Supercopa da França.
No seu retorno à primeira divisão, a equipe voltou em grande estilo, conquistando o título da Ligue 1, em 1963-64. Após isso, o clube viveu três anos sem nenhuma conquista, mas voltou a sua melhor fase a partir de 1967, levando diversos títulos nacionais.
Na temporada de 1966-67, o time voltou a vencer a Ligue 1, e no ano seguinte teve muito brilhantismo no cenário nacional. Em 1967 começou ganhando a Supercopa da França, depois levantou o troféu da Copa da França e para fechar a grande temporada, conquistou novamente a Ligue 1.
A equipe conseguiu conquistar todos os títulos disputados no cenário nacional, mostrando a força do seu elenco. Em 1969 manteve o grande desempenho, e novamente venceu a Ligue 1 e a Supercopa da França.
Mas não acabou aí, em 1969, a equipe voltou a conquistar a tríplice coroa, ganhando a Ligue 1, Copa da França e Supercopa da França, e esses foram os últimos títulos do jogador pelo clube.
Após essas grandes temporadas, o clube acabou vivendo anos irregulares na sequência, não conseguindo brigar por títulos. Jacquet acabou deixando a equipe em 1973, como um dos maiores jogadores da história do clube, e foi contratado pelo Lyon, clube em qual encerrou a sua carreira dois anos depois.
0 comentários:
Postar um comentário