Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Alex atuando pelo Coxa Branca em seu início de carreira
Alexsandro de Souza, mais conhecido como Alex ou apelidado de Cabeção, teve uma carreira excelente, com passagens por diversos times grandes do futebol nacional e internacional. Se tornou ídolo por onde passou, tendo grandes atuações, e tudo começou no Coritiba.
Alex nasceu em Curitiba, no dia 14 de setembro de 1977, e alguns anos mais tarde começou sua carreira no futebol. Atuando no clube de sua cidade natal, o Coxa, o meio-campista chegou ainda nas categorias de base, mostrando ter um grande potencial.
Em 1995, subiu para o profissional, tendo sua estreia no dia 2 de abril, em uma vitória sobre o Iraty por 3 a 1, e Alex deu uma assistência. Depois disso, o jogador foi ganhando cada vez mais espaço, se tornando titular da equipe durante o campeonato estadual.
Aos anos foi a revelação do campeonato, ajudando a equipe chegar na decisão, mas acabou ficando com o vice-campeonato. O seu primeiro gol também foi no estadual, quando marcou na goleada por 4 a 0 sobre a Sociedade Esportiva Matsubara.
O Coxa naquele ano estava na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, e Alex foi muito importante durante a campanha do acesso à elite nacional. No dia 13 de dezembro marcou o gol e deu uma assistência na vitória por 3 a 0 sobre o rival Athletico Paranaense, no jogo que deu o acesso.
Com suas grandes atuações, conquistou o coração e a idolatria da torcida, sendo o grande jogador daquele elenco. Mesmo muito jovem, Alex mostrava toda sua categoria dentro de campo, conseguindo fazer grandes jogos e decidindo jogos importantes.
O seu início impressionava a todos, e começou a chamar atenção de alguns clubes do futebol brasileiro. Porém, o Coxa conseguiu segurar o jogador para a temporada de 1996, já que ele era uma peça fundamental para a equipe, sendo apelidado como “Menino de Ouro”.
Alex conseguiu manter suas grandes atuações durante a temporada, se firmando cada vez mais como atleta profissional, e mostrando que não passava apenas de um bom momento, mas sim que tinha um talento impressionante.
Depois de 1996, com mais uma boa temporada, o jogador continuou despertando interesse em outros clubes. Em 1997, já era impossível permanecer com o atleta, pois as propostas aumentavam cada vez mais, e Alex decidiu se transferir para o Palmeiras.
Na época, o Verdão era patrocinado pela Parmalat, que trouxe diversos jogadores para o Verdão, e Alex foi mais um deles. O meio-campista chegou com uma grande promessa, após sua grande passagem pelo Coxa, que contou com 123 jogos e 32 gols marcados.
0 comentários:
Postar um comentário