A festa de despedida de Zico do Flamengo

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Zico se despediu do Mengão em 1990

Nesta sexta-feira, dia 3 de março de 2023, Artur Antunes Coimbra, popularmente conhecido como Zico, está completando 70 anos de idade. Maior ídolo da história do Flamengo com 509 gols marcados em 732 partidas disputadas com a camisa rubro-negra, o ex-meio campista se despediu do clube da Gávea no dia 6 de fevereiro de 1990, num amistoso entre o Mengão e o World Cup Masters II, que contava com grandes nomes do futebol mundial, e terminou empatado em 2 a 2.

O último jogo oficial como de Zico como atleta flamenguista aconteceu no dia 2 de dezembro de 89, quando o seu time goleou o Fluminense pelo placar de 5 a 0, em jogo realizado em Juiz de Fora, pelo Brasileirão daquele ano. Contudo, o Galinho de Quintino merecia se despedir de maneira definitiva no Maracanã, placo que conhecia tão bem.

Neste amistoso, Zico adentrou ao gramado sozinho vindo do vestiário do árbitro, enquanto os demais jogadores que iriam participar do jogo estavam perfilados. Foi saudado com um festivas de raios laser e 40 mil lenços brancos nas dependências do Maraca. Naquele dia, cerca de 95.451 rubro-negros estavam presentes e puderam ver o ídolo dar o seu último adeus ao clube carioca.

Na primeira metade da partida, Zico atuou junto com alguns companheiros do Mundial de 81, contra jogadores como Falcão, Mario Kempes, Rummenigge e Breitner. Nos 45 iniciais, houve empate por 1 a 1. Os gols foram anotados por Fernando, a favor do Flamengo, e Cláudio Adão, anotou o tento do combinado.

Na segunda etapa, o camisa 10 atuou ao lado do então time do Flamengo, que tinha nomes como Junior, Leandro e Zinho. Também houve empate em 1 a 1, com Leonardo marcando para a equipe rubro-negra, e o italiano Tarantini para o adversário. Maradona e Platini foram convidados para a festa, mas não puderam comparecer.

Durante o jogo, Zico não conseguiu balançar as redes porque acabou parando em grandes defesas de Taffarel. Porém, este fato não foi suficiente Nação ficar despontada, já que era o momento de agradecer por tudo o que o atleta havia feito pelo Fla entre 1974 e 1983. Enquanto o jogador fazia a popular volta olímpica, os torcedores flamenguista cantaram "Por que parou? Parou por quê?".


Carlos Alberto Pintinho, que depois veio a ser jogador e ídolo do Fluminense mas tinha apenas 14 anos de idade, teve a honra de receber o par de chuteiras usado pelo craque. Artistas flamenguistas de coração, como Jorge Ben Jor, Bebeto e Morais Moreira, que veio a falecer no dia 13 de abril de 2020, fizeram shows.

Após sua despedida do Mengão atuando no Maracança lotado, Zico assumiu a Secretaria de Esportes do Governo do presidente Fernando Collor de Mello, recém empossado, onde ficou pouco tempo. Em seguida, 'recalçou' as chuteiras e rumou para o futebol asiático, onde também fez história no Japão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações