A história de Edu Manga com o América do México

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Edu Manga atuando pelo América

Parte da Seleção Brasileira que disputou a Copa América de 1987, o ex-meia Edu Manga, que completa neste dia 2 de fevereiro 56 anos, foi em campo um bom meio-campista que atuou em alguns clubes durante as décadas de 1980 e 1990. Com passagem marcante pelo Palmeiras no começo de carreira e ainda uma breve estadia no Corinthians, o Brasileiro teve, além destes dois clubes uma excelente história no América, do México.

Edu chegou ao América em 1989, depois de um bom começo de carreira no Palmeiras, onde chegou inclusive a Seleção Brasileira. Foi negociado com o gigante mexicano devido a concorrência que a chegada de Neto ao Verdão criaria, porém o futuro ídolo corintiano também seria negociado naquela janela. Deixou o Palestra depois de alguns anos fazendo sucesso com a camisa alviverde.

Edu se converteria num dos maiores jogadores da história do principal clube mexicano. Chegou logo depois da conquista do último título nacional em muito tempo do clube. Mesmo assim, o meia se tornaria um dos principais nomes da conquista da Copa dos Campeões da CONCACAF de 1990 e ainda ajudaria a equipe a conquistar a Copa Interamericana daquele ano. Desde cedo, acabou então caindo nas graças da fanática torcida azulcrema.

Apesar do América não ter vivido um grande período nos anos 1990, Edu seguiu sendo um dos grandes nomes do clube naquela década. Permaneceria por mais dois anos na equipe, sendo destaque de um time que não conseguiu mais conquistar títulos. Ao final da temporada 1991/1992 acabou negociado com o Corinthians e voltou ao futebol brasileiro, deixando saudades na torcida do América. 


Identificadíssimo com o clube, retornou ao América novamente no ano de 1995, mas não conseguiu repetir o mesmo futebol que o consagrou pelo clube em outras eras. Fechou sua última passagem pelo clube encerrando sua trajetória com segundo o portal National Football Teams 95 jogos com a camisa das Águilas, marcando um total de 41 gols, excelente média para um meio-campista. O site Realidad Americanista o considera o 33º maior jogador da história do clube.

Edu Manda ainda atuaria profissionalmente até o ano de 1992, quando pendurou as chuteiras jogando pelo Figueirense. O América é provavelmente o clube onde teve maior sucesso dentro de sua carreira profissional, não a toa sendo um dos ídolos do clube. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações