Edu no México - Quando o ponta-esquerda defendeu o Tigres

Por Victor de Andrade
Foto: arquivo

Edu no Tigres

Um dos maiores pontas-esquerdas da história do futebol, Jonas Eduardo Américo, o Edu, está completando 73 anos neste 6 de agosto de 2022. Ídolo do Santos e o brasileiro mais novo a ir para a Copa do Mundo, em 1966, ele, na parte final de carreira, rodou por vários times, entre eles o Tigres UANL, no México, entre 1978 e 1981.

Edu foi um dos jogadores mais precoces da história do futebol brasileiro. Com 16 anos, no início de 1966, estreou na ponta-esquerda do Santos, barrando nada mais, nada menos que Pepe, o segundo maior artilheiro da história do clube. Poucos meses depois, estava na Inglaterra, entre os convocados do Brasil para a Copa do Mundo. Apesar de não ter entrado em campo, tornou-se o brasileiro mais novo a ir para o Mundial de futebol masculino.

A sequência dele no Santos foi fenomenal. Virou, ao lado de Pelé, a grande expressão da equipe no tri paulista (1967-1968-1969) e virou titular da Seleção Brasileira com João Saldanha. Perdeu a posição com Zagallo no comando e foi reserva na Copa de 1970, no tricampeonato no México. Depois, a carreira entrou em declínio, mas ainda foi na Copa do Mundo de 1974, onde também foi reserva.

Em 1976, Edu deixou o Santos. Em seguida, ele defendeu o paranaense Colorado, o Corinthians, fazendo parte do elenco que saiu da fila em 1977, e Internacional. Todas estas passagens longe de lembrar o grande Edu que foi para três Copas do Mundo e que era considerado o jogador mais habilidoso do Brasil.

Os fãs de futebol no México tinham uma adoração fora do comum pelos jogadores brasileiros que conquistaram a Copa do Mundo de 1970. Então, para os clubes locais era uma honra ter algum dos tricampeões. Com isto, o Tigres fez muito barulho quando anunciou a contratação de Edu na virada de 1977 e 1978.


Edu no Tigres alternou altos e baixos e, em muitas ocasiões, foi respeitado mais pelo seu passado vitorioso do que pelo seu desempenho dentro de campo. Teve alguns bons momentos, como na temporada 1979/1980, quando a sua equipe foi vice-campeã mexicana.

Mas o saldo final do grande ponta-esquerda no Tigres UANL não é nada animador. Foram apenas quatro gols em sua passagem pelo México. Depois, ele ainda defendeu o norte-americano Tampa Bay Rowdies, São Cristóvão do Rio de Janeiro, Nacional de Manaus e encerrou a carreira no matogrossense Dom Bosco, em 1985.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações