Telê Santana, o Fio de Esperança, no Vasco

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Telê Santana encerrou a carreira no Vasco

Um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro completaria 91 anos hoje. Telê Santana da Silva nasceu em Itabirito, Minas Gerais, no dia 26 de julho de 1931, e se tornou um grande treinador. Além da sua vida ao lado do gramado, Telê também fez uma boa carreira dentro dele, principalmente pelo Fluminense, clube pelo qual atuou por muitos anos, mas também não foi a única equipe grande do Rio de Janeiro pela qual teve passagem. Ele jogou no Vasco, em tempo curto, em 1964.

Telê começou no profissional do Fluminense em 1951 e permaneceu por muitos anos. Era um bom ponta-direita, conquistou alguns títulos pelo tricolor e se tornou ídolo da equipe. O atacante passou sua carreira praticamente todo no Flu, mas acabou deixando alguns torcedores bravos alguns anos depois.

Em sua época de Fluminense, o jogador era ovacionado pelos torcedores, um grande ídolo do clube, e sempre se declarou torcedor do clube. Jornais da época fizeram concurso para dar apelidos para o atacante, onde participaram jornalistas, jogadores e torcedores, e o apelido vencedor foi o Fio de Esperança, por ser magro, rápido e sempre trazer esperança de gols.

O jogador deixou o Flu no início da década de 60, ainda muito jovem, com 31 anos, e queria continuar sua carreira. Telê foi para o estado vizinho, para atuar na equipe do Guarani, mas ficou pouco tempo por lá, e logo depois voltou ao Rio de Janeiro para atuar no Madureira.

Tudo isso aconteceu em 1962 e Telê declarou que iria para de jogar e se aposentar dos gramados. O jogador ficou parado por um tempo, e já estava pensando em sua carreira ao lado do campo, como treinador, mas tudo iria mudar, o que deixou a torcida do Flu brava com o atacante.

Em 1964, Telê acabou recebendo um convite de Zezé Moreira, um grande amigo seu do futebol, que tinha acabado de assumir o comando da direção do Vasco, um dos rivais do Fluminense. O atacante, mesmo já aposentado, não recusou a proposta feita pelo amigo e resolveu voltar a campo.

Telê chegou para o Vasco já muito criticado, por conta da sua passagem pelo Fluminense e por sempre ter se declarado torcedor do clube. A sua passagem durou três meses e atuou em apenas dois jogos pelo clube, sendo uma trajetória decepcionante pelo Gigante da Colina.


Depois de três meses, Telê decidiu realmente deixar os gramados e focar na sua vida fora de campo. Alguns anos depois se tornou treinador e seu primeiro clube foi o Fluminense, seu grande time do coração.

Telê Santana se tornou um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro e até mesmo mundial. O grande jogador e treinador acabou falecendo no dia 21 de abril de 2006, deixando muitos admiradores e amigos por onde passou.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações