Quando a Alemanha Ocidental superou a lendária Laranja Mecânica em 1974

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

A Alemanha Ocidental venceu a Copa do Mundo de 1974 em cima do "Carrossel Holandês"

Nesta quinta-feira, dia 7 de julho de 2022, se completam 48 anos do segundo título mundial da história da Seleção Alemã de Futebol. Na ocasião, a Alemanha Ocidental conseguiu bater o grande time que a Holanda, popularmente conhecida como a "Laranja Mecânica", tinha naquela época.

A Mannschaft era a anfitriã da competição. Tinha grandes jogadores, como era o caso de Franz Beckenbauer e Gerd Müller, verdadeiros craques daquela geração alemã. Do outro lado, tinha a Seleção Holandesa, que era comandada pelo Rinus Michels do lado de fora, e liderada por Johan Cruyff dentro das quatro linhas.

A Laranja Mecânica vinha mostrando um futebol muito vistoso. Começou a competição cotada como uma das grandes favoritas a levar o título, e na grande decisão, chegou como a grande favorita para bater os alemães.

Além da boa campanha ao longo da competição, os holandeses fizeram um grande jogo na final. Logo no começo da partida, os holandeses trabalharam a bola por 54 segundos desde a saída de bola até abrir o placar. Tal lance parou apenas quando Cruyff sofreu o pênalti que colocaria o time laranja em vantagem.

Em certo momento da partida a Alemanha conseguiu equilibrar a partida. Conseguiu neutralizar muito bem o grande Cruyff, craque da Laranja Mecânica e virou o placar para se sagrar a grande campeã mundial pela segunda vez na sua história após o apito final.


Assim como aconteceria em 82, ano em que a Seleção Brasileira perdeu para a Itália de maneira injusta, já que tinha um time melhor e apresentava um futebol que chamava mais atenção do que a Squadra Azzurra, mas acabou sendo eliminada de maneira precoce naquele mundial.

Ultimamente, os resultados passaram a ser mais valorizados do que as boas atuações em si. Isso porque, se essa grande Seleção Holandesa tivesse ganho o mundial de 1974, ela seria lembrada não só pelo título, mas também por jogar com maestria. Porém, o fato dos anfitriões terem ficado com a taça, ofuscam aquele futebol mais bem jogado.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações