Josué e sua ligação com o Goiás, conquistando títulos e se tornando ídolo do clube

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Josué defendeu o Goiás entre 1996 e 2004

Josué Anunciado de Oliveira, mais conhecido como Josué, nasceu em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, no dia 19 de julho de 1979, e se tornou um ótimo volante. O jogador teve passagens por grandes times e conquistou títulos importantes em sua carreira, conseguindo ter convocações para a Seleção Brasileira e até mesmo atuar no futebol europeu.

Mas toda sua carreira começou no Porto de Pernambuco, clube por qual passou em sua juventude, e de lá foi para a base do Goiás, um dos maiores times do centro-oeste. Pela equipe goiana, o jogador estreou em 1996, ainda muito jovem, com apenas 17 anos já estava nos gramados profissionais.

O jogador foi mostrando sua qualidade, tinha um grande posicionamento e marcava muito bem, além disso, conseguia sair muito bem com a bola, fazendo ótimas transições ofensivas para a sua equipe. Mesmo muito jovem, foi entrando aos poucos na equipe, e mostrou que tinha qualidades para se tornar titular.

A titularidade veio rapidamente, ainda em 1996, e na próxima temporada se consolidou na posição. Com as boas atuações, o caminho dos títulos estava mais perto, e foi isso que aconteceu, o time goiano conseguiu levantar a taça do Campeonato Goiano e foi o primeiro título da carreira de Josué.

A equipe não brigava por títulos no campeonato nacional, muito pelo contrário, brigava contra o rebaixamento. Em 1997, a equipe conseguiu se manter na primeira divisão, mesmo com certa dificuldade na competição, mesmo com todos os problemas, Josué ainda conseguia se destacar na equipe.

Em 1998, Josué levantou mais um título, novamente o Campeonato Goiana, se tornando Bicampeão da competição. Mesmo com título, o time não conseguiu manter o bom futebol no restante da temporada e acabou sendo rebaixado no campeonato brasileiro.

Em 1999, pela terceira vez consecutiva, o Goiás se tornava Campeão Goiana, o terceiro título de Josué, a equipe implantou uma hegemonia no estado. Mas esse ano foi diferente, a equipe manteve o bom futebol e conseguiu voltar muito bem para a primeira divisão.

Além da ida à primeira divisão, o time terminou a Série B com o título da competição, o quarto título da carreira de Josué, e o mais importante até aquele momento. Em 2000, a equipe manteve a hegemonia no estado e novamente foi Campeão Goiano, conseguindo o tetracampeonato consecutivo.

Ainda na temporada, o time goiano levantou mais um título, dessa vez foi a Copa Centro-Oeste. Além disso, conseguiu se manter na elite do futebol brasileiro. Em 2001, as coisas mudaram, a equipe do Goiás não foi campeã do Campeonato Goiano, mas conseguiu levantar a taça da Copa Centro-Oeste pela segunda vez seguida, além de se manter na primeira divisão no campeonato nacional.

Em 2002, a hegemonia voltou, novamente o Goiás foi campeão Goiano e também da Copa Centro-Oeste, além de fazer um ótimo Campeonato Brasileiro, escapou com tranquilidade do rebaixamento e ainda brigou para se classificar para a fase final.

Josué se destacava cada vez mais na equipe, já era uma peça fundamental e uma das figuras mais importantes no clube, a torcida já o considerava um ídolo, além de ser um dos líderes do grupo. Em 2003, levantou mais um título, novamente o Campeonato Goiano.


Além do estadual, a equipe vem um grande campeonato nacional novamente, ficando na parte de cima da tabela. Em 2004, acabou não conquistando nenhum título, mas conseguiu fazer outra grande campanha no Campeonato Brasileiro e seria a última temporada do volante no clube.

Em 2005, Josué acabou deixando o clube para jogar em um dos grandes clubes nacionais, foi para o São Paulo. O volante deixou o Goiás com 190 jogos e 6 gols, além de ser ídolo do clube. Depois, foi jogar na Alemanha, defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 2010 e encerrou a carreira no Atlético Mineiro, em 2015.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações