Há 32 anos, a Alemanha Ocidental vencia a Argentina e conquistava a terceira Copa do Mundo

Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo

Matthäus levantando a taça

Há 32 anos, a Alemanha levantou seu terceiro título de Copa do Mundo, depois de um grande jogo contra a Argentina. Na época, ainda não existia a junção do país, então era a Alemanha Ocidental. A equipe fez uma grande competição, conseguindo se destacar e garantiu o título contra a Argentina no Estádio Olímpico, em Roma, na Itália.

Fazia 16 anos que a equipe não conquistava o título da competição, havia ganho em 1974 e chegou muito focada em busca do troféu. O time era muito bom, tinha grandes nomes e um bom conjunto, que conseguiu ter um bom entrosamento e garantiu mais um título.

Na primeira fase caiu em um grupo tranquilo, que tinha a Iugoslávia, Emirados Árabes e Colômbia. A equipe passou com duas vitórias e um empate contra a equipe sul-americana. Foi uma fase inicial muito boa do time, que terminou como melhor ataque da primeira fase.

No mata-mata as coisas começaram a mudar, vieram partidas mais complicadas e a equipe passou a ter mais dificuldades. Nas oitavas de finais enfrentou os Países Baixos e ganhou de 2 a 1, em uma partida complicada e sem tanto brilhantismo por parte dos alemães.

Nas quartas, a equipe enfrentou uma grande seleção, que vinha muito forte na competição, a Tchecoslováquia. Mas a Alemanha conseguiu ganhar por 1 a 0 e novamente avançou depois de uma partida complicada.

Na semifinal enfrentou um grande favorito ao título, que era a Inglaterra e seria um grande jogo. A partida foi muito disputada e com chances para os dois lados, mas terminou empatada em 1 a 1, e nos pênaltis a Alemanha garantiu a vaga para a grande decisão.

A tão esperada decisão, que aconteceu em Roma, ficou entre Argentina e Alemanha, duas grandes seleções, que tinham craques em seu time. A partida foi muito tensa, pois se tratava de uma final de Copa do Mundo, ninguém gostaria de sair derrotado, então foi uma partida muito estudada.


Todos queriam um jogo aberto, mas sabiam que isso não ia ocorrer, seria um grande suicídio dar espaço para o adversário. Por isso, ambos times tentaram controlar o jogo, sem se arriscar tanto, com medo de sofrer gol. O jogo foi muito equilibrado e só foi decidido nos minutos finais.

A partida estava prestes a ir para a prorrogação, todos estavam esperando já por mais trinta minutos de jogo, mas aos 40 minutos tudo mudou. O time alemão sofreu uma falta dentro da área, e o árbitro mexicano marcou pênalti, Brehme foi para a batida e fez o gol do título da sua seleção, trazendo a terceira taça ao seu país.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações