Há 77 anos, São Paulo aplicava a maior goleada da história do Pacaembu sobre o Jabuca

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Jabuca foi a vítima do Tricolor

O dia 8 de julho do ano de 1945 ficou marcado para sempre na história do São Paulo Futebol Clube e do Estádio Paulo Machado de Carvalho, o meu, o seu, o nosso Pacaembu (pelo menos até pouco tempo atrás). Naquele ano, o Tricolor Paulista, que seria campeão do Paulistão daquele ano, aplicou uma sonora goleada por 12 a 1 sobre o Jabaquara, que está na história como a maior da história do Pacaembu e da história são-paulina.

O São Paulo chegava naquela altura já como líder do campeonato, que, como já destacamos, teria o título do tricolor. Curiosamente, o Jabaquara, que seria vítima da goleada, não fazia uma campanha muito ruim, estando no meio de tabela, onde ficaria inclusive até o final da competição, apesar da goleada sofrida. 

A verdade é que o Jabaquara sequer conseguiu segurar a pressão do Tricolor do Morumbi no início da partida. Já aos 17 minutos, Remo marcou um belo gol de sem pulo para abrir o placar após reposição ruim de Joãozinho. Na sequência, Leônidas ampliou o marcador logo na saída de bola. Sem diminuir a pressão, aos 31', Leônidas aproveitou sobra de cruzamento para fazer o terceiro. Sete minutos depois, Teixeirinha fez o quarto e já na sequência Remo marcou mais um e colocou a vantagem em 5 a 0. Ainda antes do fim do primeiro tempo, aos 42', Leônidas marcou mais um e botou o marcador em 6 a 0.

Na etapa final, novamente os são-paulinos pouco deixaram o Jabuca respirar e marcaram o sétimo, num balaço de Barrios. Três minutos depois, o Diamante Negro Leônidas fez o gol mais bonito do jogo, recebendo na frente do goleiro e tocando de calcanhar para as redes. Aos 15', Teixeirinha marcou o nono gol são-paulino. O décimo veio apenas dois minutos depois, num belíssimo chute de Remo após cruzamento de Teixeirinha. 


O Leão da Caneleira conseguiu seu gol de honra logo depois disso, quando na saída de bola teve pênalti a seu favor e Gradim marcou o gol rubro-amarelo no jogo. A partir daí e com certa razão os tricolores diminuíram o ritmo e ficaram mais com a bola, porém, aos 42 minutos, Teixeirinha aproveitou passe de Leônidas e marcou mais um. Ainda deu tempo de Remo fechar o marcador no apagar das luzes: 12 a 1 para o São Paulo.

Aquela não foi a única vez que o Soberano fez 12 a 1 em algum adversário, já que havia feito algo semelhante em 1933 diante do Sírio, quando na época o clube ainda se chamava São Paulo da Floresta. O Pacaembu jamais viu um placar tão elástico, chegando próximo algumas vezes. Como já dito, o São Paulo sairia do Paulistão de 1945 como campeão, enquanto o Jabuca ficou na quinta colocação entre 11 equipes. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações