Há 18 anos, Grécia calava o Estádio da Luz e era campeã da Eurocopa em cima de Portugal

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

A Grécia campeã europeia em 2004

Poucos anos no futebol tiveram tantas zebras como o já distante 2004. Nele, tivemos o Porto campeão europeu, o Once Caldas campeão da Libertadores, o Santo André calando o Maracanã lotado na Copa do Brasil, entre outros feitos. O dia 4 de julho, que marca a independência dos Estados Unidos também está na história do país que originou a civilização. Neste dia, a Grécia cancelou uma festa pronta no Estádio da Luz, em Lisboa, venceu Portugal e conquistou o título da Eurocopa, numa das maiores zebras da história do futebol. 

A campanha dos dois times para chegar a decisão haviam sido completos opostos. Dona da casa, já que era sede do torneio, Portugal liderou o grupo que tinha justamente a Grécia, além de Espanha e Rússia, curiosamente perdendo apenas para os Helênicos, bateu a Inglaterra nos pênaltis nas quartas após um belo 2 a 2 e venceu a Holanda nas semifinais para chegar a decisão. Já os gregos ficaram em segundo no grupo de Portugal, surpreenderam França e República Checa com magras vitórias por 1 a 0 para chegar a decisão.

Jogando em casa, Portugal, que na época era comandada por Felipão, foi para cima e quase marcou logo aos 13 minutos com Miguel, mas Nikopolidis pegou. Mas, na verdade, apesar dessa chance mais perigosa, o resto do primeiro tempo mostrava nervosismo no time luso, que não conseguia conectar bem suas jogadas. Aos poucos, a festa portuguesa ganhava contornos de drama com um placar que teimava em ficar no zero. A torcida grega fazia barulho, como era de se esperar de um dos grupos mais fanáticos no que se refere a acompanhar futebol.

Na etapa final, logo aos 11', no primeiro lance mais perigoso, Charisteas aproveitou escanteio e cabeceou firme para o fundo do gol português, fazendo um gol que poderia definitivamente o colocar nos Campos Elíseos ao lado de Odisseu, Hércules e tantos outros. Os donos da casa responderam rápido e Cristiano Ronaldo só não empatou logo depois pois Nikopolidis fez boa defesa em chute de longe do na época jovem do United. Figo, aos 17', também parou em Nikopolidis. Aos 29', o jovem CR7 perdeu a melhor chance lusa até então, quando recebeu frente a frente com o goleiro grego e mandou por cima do gol. Aos 35', o goleirão fez outra defesaça em chute de Ricardo Carvalho. Já nos acréscimos, a bola de Figo que passou ao lado do gol foi o último fio de esperança português e o último sofrimento da odisseia grega, que terminaria com a taça.


O momento histórico acabou não mudando muito para o futebol grego dali para frente. Campeã europeia, a Grécia sequer se classificou para a Copa do Mundo de 2006, mas foi à África Sul em 2010 e em 2014 no Brasil, onde inclusive fez história e foi ao mata-mata, caindo para a Costa Rica. Portugal demorou algum tempo, mas causou uma outra "zebra" em 2016, ao bater a França em plena Paris e vencer a Eurocopa daquele ano, conquistando poucos anos depois a Liga das Nações e figurando atualmente entre os melhores planteis de seleções do mundo. 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações