85 anos da Ilha do Retiro, a casa do Sport Recife

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

A Ilha do Retiro está completando 85 anos

A Ilha do Retiro, atual casa do Sport Clube do Recife, está completando 85 anos de inauguração neste dia 4 de julho de 2022. Já são oito décadas e meia de vários momentos marcantes e muitos triunfos do Leão neste palco.

A nomeação pela qual o estádio é conhecido hoje viria apenas em 1953, após a segunda reforma da praça esportiva. A intenção era homenagear Adelmar da Costa Carvalho, que além de ter sido um torcedor ilustre do rubro-negro, foi mandatário do clube entre os anos de 1955 e 1957. Foi ele o responsável pela ampliação da Ilha do Retiro e ainda tinha muitas posses na capital pernambucana. Por isso, recebeu o tributo.

A primeira partida no placo aconteceu no dia 4 de julho de 1937, em um amistoso pouco amistoso entre Sport e Santa Cruz. O jogo acabou atrasando por conta de uma forte chuva que caiu alguns instantes antes da bola começar a rolar. Na ocasião, o clube da casa venceu pelo placar de 6 a 5.

O grande nome do duelo foi Haroldo Praça, pai de Sílvio Guimarães, que foi presidente do clube rubro-negro. Foi justamente ele que marcou o gol da vitória aos 40' do segundo tempo. O primeiro jogador a balançar as redes foi Danzi, atacante do Sport.

Em todo este tempo de existência, o Leão teve a oportunidade de comemorar dois grandes títulos no local. Foram eles: o polêmico Campeonato Brasileiro de 1987 e a Copa do Brasil de 2008.

Antes de tudo isso, a casa rubro-negra havia recebido jogo de Copa do Mundo. No ano de 1950, o estádio abrigou o confronto entre Chile e Estados Unidos, que terminou com vitória da La Roja, pelo placar de 5 a 2 Estados Unidos. Nas tribunas de honra, Jules Rimet, presidente da FIFA na época, marcou sua presença.


A Seleção Brasileira chegou a fazer dois amistosos contra a Seleção de Pernambuco na Ilha, e ambas terminaram com triunfo do selecionado brasileiro. O primeiro, foi no dia 1º de abril de 1956, quando a Amarelinha triunfou pelo placar de 2 a 0. Já a segunda partida, aconteceu em 13 de julho de 1969 e terminou em goleada de 6 a 1. Na ocasião, Pelé estava em campo e João Saldanha estava no banco.

O público recorde da Ilha do Retiro é de 1998, na final do Campeonato Pernambucano. Naquela oportunidade, quase 57 mil pessoas estiveram presentes nas dependência do estádio para acompanhar o jogo entre Sport e Porto.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações