A carreira de Yasutoshi Miura, o irmão de King Kazu

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Yasutoshi Miura fez sucesso no futebol japonês

Yasutoshi Miura, irmão de Kazu Miura, o primeiro jogador de fama do futebol japonês, está completando 57 anos de vida nesta sexta-feira, dia 15 de julho de 2022. No seu tempo de jogador, chegou a atuar no futebol brasileiro e na Seleção Nipônica. Nos últimos tempos, ele trabalhou como treinador do time de base do Socorro, do estado do Sergipe.

Diferentemente de seu irmão, que era um meia atacante, Yasutoshi jogava como zagueiro. Ambos com passaram pelo Santos lá no começo. Porém, atuou apenas nas categorias de base e no time de Aspirantes do Peixe. Não conseguiu repetir os mesmos feito de seu irmão, e em 85, Yasutoshi saiu do clube Alvinegro e retornou à sua terra natal, onde finalmente decolou na carreira como atleta profissional.

O primeiro time em que atuou no Japão foi o Yomiuri, atualmente conhecido como Tokyo Verdy. Posteriormente, teve passagens de destaque por alguns clubes. Foram eles: o Shimizu Pulse, onde disputou mais 100 partidas entre os anos de 1992 e 1995, na época da mudança do futebol amador para a J-League; o Verdy Kawasaki, que também era o Yomiuri, equipe onde permaneceu por mais de duas temporadas. 

Também fez sucesso no Avispa Fukuoka, lugar em que jogou por mais de 70 oportunidades em mais dois anos clube. Fez diferente de seu irmão, que atua até os dias de hoje mesmo com 55 anos de idade, e pendurou as chuteiras após defender o Vissel Kobe em 2003, com 38 anos.

Ao longo de sua carreira, também acabou defendendo a Seleção Japonesa, pela disputou somente três partidas, e sendo reserva, na maior parte do tempo. Porém, foram um dos poucos momentos em que pode jogar junto de seu irmão. Debutou pelo selecionado nipônico em um amistoso contra a Costa do Marfim, realizado no dia 4 de outubro de 1993. 

Participou também das eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, ainda naquele ano. Na sua carreira de jogador, disputou 343 jogos e marcou 16 gols, sendo que todos eles aconteceram no futebol japonês. Durante toda a sua trajetória, não chegou ter a tão sonhada oportunidade de representar o seu país em uma Copa do Mundo.


Depois que decidiu parar de atuar como atleta, se tornou treinador. Começou a trabalhar nas categorias de base do Vissel Kobe, e ainda passou por clubes como Giravanz Kitakyushi, Tokyo Verdy, Chiangmai, time da Tailândia, Kataller Tolyama e também pelo Kagoshima United, antes de chegar ao Socorro, equipe do Sergipe. 

Não chegou a ter um grande destaque pela "casamata", onde esteve em times de segunda e terceira prateleira do futebol japonês, antes mesmo de tentar a sorte em solo brasileiro por mais uma vez. Na sua estreia pela equipe sergipana, perdeu para o Fluminense pelo placar de 5 a 0, no Novelli Júnior. Este jogo com o Tricolor das Laranjeiras foi válido pela Copa São Paulo de Futebol Juniores.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações