A avalanche de gols de Mario Kempes pelo Rosário Central

Por Fábio Rocha
Foto: Arquivo


Kempes marcou vários gols pelo Rosário Central

Um dos grandes centroavantes da história do futebol Argentino, completa hoje 68 anos. Mario Alberto Kempes Chiodi, mais conhecido como Mario Kempes, nasceu em Bell Ville, Córdoba, na Argentina, no dia 15 de julho de 1954. O atacante surgiu no futebol Argentino, se tornando um grande artilheiro, e também ajudando a sua seleção na Copa do Mundo.

O jogador iniciou sua carreira como profissional em 1970, no Instituto, uma equipe da segunda divisão da Argentina. Por lá, Kempes ficou três anos, mas seu alto rendimento chamou atenção de outras equipes do país, que foram atrás do jogador em busca da contração.

Em 1973, ele se transferiu para o Rosário Central, que não é uma equipe grande, mas que brigava com os maiores em busca de títulos. A chegada do atacante acrescentou muito a equipe, pois ele tinha um faro de gol que impressionava, tanto que ao longo de sua carreira foi apelidado de "El Matador".

Logo em sua primeira temporada, fez muitos gols, chegou mostrando o seu grande talento, chamando a atenção de todos. Era uma peça fundamental da equipe, mesmo sendo muito jovem, com apenas 19 anos. Em seu primeiro ano carregou a equipe até as finais dos campeonatos nacionais, mas acabou sendo vice nas duas competições.

Mesmo sem os títulos, a temporada surpreendeu a todos, e mesmo muito jovem, o jogador já foi convocado para a Copa do Mundo de 1974. Não teve grandes chances, mas fez parte do elenco da seleção Argentina. Kempes terminou a sua primeira temporada com 29 gols em 36 partidas, sendo o artilheiro nacional.

Além de tudo isso, na Copa de 1974, ele se tornou o primeiro jogador do Central a ser convocado para a competição, junto com seu companheiro Aldo Poy. Na temporada seguinte, a boa fase se manteve, e o atacante continuou fazendo muitos gols, ajudando a sua equipe.

Kempes conseguiu um feito histórico, levou o Rosário às semifinais da Libertadores, mas acabou sendo eliminado por ter um gol a menos de saldo que o Independiente, que foi o campeão naquele ano. Nas competições nacionais, a equipe não conseguiu ter um bom desempenho e acabou não brigando pelos títulos.


Mesmo sem brigar por títulos, Kempes terminou a temporada com 35 gols em 49 jogos. Com o início da próxima temporada, que seria a última do atacante pela equipe, o jogador manteve no mesmo nível e com uma média de gols superior aos outros anos.

Não conseguiu novamente conquistar nenhum título, mas fez 21 gols em 22 jogos na temporada. Com tantos gols e boas atuações, o atacante chamou a atenção da Europa, principalmente na Espanha, e foi contratado pelo Valência. Além de sua família estar passando por dificuldade financeira, o jogador procurava sair do país por conta da ditadura militar que em março daquele ano se instalaria na Argentina.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações