Os 20 anos do biquinho salvador de Ronaldo para vencer a Turquia colocar o Brasil na Final da Copa de 2002

Por: Emerson Gomes
Foto: arquivo

Só o improviso de Ronaldo conseguiu furar o bloqueio Turco

Neste 26 de junho completamos 20 anos de uma partida histórica, a vitória do Brasil sobre a Turquia por 1 a 0 válida pela semifinal do Mundial de 2002 no Saitama Stadium, no Japão. Para nós brasileiros foi uma partida com vários lances para a memória, para os turcos também foi um dia memorável vendo sua seleção entre os quatro melhores do planeta.

Seria o segundo confronto entre as equipes na Copa, o primeiro foi logo na estreia, com vitória apertada dos Brasileiros por 2 a 1 em uma partida com muita reclamação dos Turcos quanto a arbitragem. Após o confronto a seleção de Felipão manteve campanha perfeita, passando por China, Costa Rica, Bélgica e Inglaterra. A equipe turca empatou com a Costa Rica e venceu a China na fase inicial, e vencendo Japão e Senegal nos mata-matas, já era de longe a melhor campanha do país em competições internacionais, mas eles queriam mais.

E jogando sem responsabilidade já que o feito maior já tinha sido atingido, os Turcos começaram melhor, com Yıldıray Baştürk organizando bem o meio campo da seleção européia. Mas a melhor chance veio aos 19' com Alpay Özalan que cabeceou bem obrigando Marcos a se esticar todo para evitar o gol.

O lance acordou o Brasil que chegou no minuto seguinte com Cafu, obrigando agora o goleiro turco, Rüştü Reçber a fazer grande defesa. O goleiro pararia ainda Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldo nos minutos seguintes. A partida foi ao intervalo bem equilibrada e sem gols.

E no início da segunda etapa, o primeiro lance para a história, aos 4' Ronaldo recebeu, e mesmo cercado por quatro defensores improvisou com um bico sutil na bola que surpreendeu o goleiro Rüştü, 1 a 0 Brasil.

O gol mudou o jogo, os turcos passaram a se arriscar mais, mas ficaram mais nervosos em campo. O time comandado por Felipão empilhou chances de matar o jogo desperdiçadas, e viu ainda  Hakan Şükür aos 37' girar e quase marcar.

E ainda restava espaço para mais um lance para a história, aos 44' Denilson dominou a bola na diteita do ataque, correu e foi perseguido e cercado por quatro turcos, gerando uma imagem que não sai da mente de quem assistiu aquela partida. E aí foi aguardar o fim do jogo para começar a festa, 1 a 0 para o Brasil e vaga na terceira final de mundial consecutiva.


Após a partida os turcos mesmo chateados com a eliminação reuniriam suas forças para vencer a Coréia do Sul e obter seu melhor resultado na história dos mundiais, terminando na terceira posição. Desde então o país não conseguiu voltar a disputar a Copa do Mundo. Para os Brasileiros a missão agora era vencer a pragmática Alemanha para conquistar o Penta.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações