Os 20 anos de uma madrugada de Ronaldinho Gaúcho no Brasil 2 x 1 Inglaterra na Copa de 2002

Por: Emerson Gomes
Foto: arquivo

Ronaldinho foi o homem da partida: gol, assistência e até expulsão

Neste 21 de junho de 2022 completam-se 20 anos da vitória do Brasil, por 2 a 1, contra uma Inglaterra da sua chamada Geração de Ouro pelas Quartas de Final do Mundial. Naquela madrugada no Brasil e tarde no Estádio Shizuoka Ecopa, no Japão, a seleção brasileira saiu atrás, virou a partida e sofreu no fim para garantir a vaga nas semifinais do torneio.

Os Ingleses vinham da segunda colocação no grupo F que continha Suécia, Argentina e Nigéria com uma vitória e dois empates e de uma bela vitória nas oitavas de final sobre a Dinamarca por 3 a 0, trazendo de volta a confiança a sua torcida. Os Brasileiros vinham de campanha perfeita, quatro vitórias sobre Turquia, China, Costa Rica e nas oitavas de final em um jogo duro contra a Bélgica.

Os Brasileiros começaram melhor na partida, criando algumas oportunidades, mas sem muito êxito, a melhor jogada era a tabela pelo meio do trio de ataque, mas ainda sem boas conclusões. E se o Brasil não concluiu, aos 23' após vacilo de Lúcio, Michael Owen não perdoou, 1 a 0 Inglaterra.

Os brasileiros insistiam para chegar ao empate, sem sucesso. Quando parecia que a desvantagem ficaria ao intervalo, veio aos 46' a bela arrancada e assistência de Ronaldinho de Gaúcho, que tinha deixado dois ingleses para trás, para Rivaldo marcar com categoria: 1 a 1. Um intervalo de alívio para a Seleção Canarinho.

A segunda etapa começou movimentada, e logo aos 4' após falta lateral, veio a genialidade (ou sorte) do homem do jogo. Ronaldinho Gaúcho bateu falta "com as mãos" para encobrir e enganar David Seaman, que esperava o cruzamento, 2 a 1 Brasil.

Até hoje se pergunta se Ronaldinho Gaúcho quis cruzar e bateu errado na bola ou quis mesmo fazer aquilo, até porque Seaman já tinha tomado um gol semelhante e Cafu teria avisado o "Bruxo". E aquela era mesmo a tarde do camisa 11, que após o gol ainda foi expulso aos 12 minutos, em protagonismo total da partida. Em vantagem númerica os Ingleses eram todos pressão com o passar dos minutos.

A defesa montada por Felipão segurava bem as descidas dos ingleses, que dependiam muito de uma bola parada ineficiente. Apesar do nervosismo a equipe brasileira controlou com maestria o placar. Foi aguardar o apito do árbitro para a madrugada por aqui ficar mais alegre, fim de partida e 2 a 1 Brasil.


Os Ingleses ainda tiveram chances de vencer a Copa com sua "Geração de Ouro" em 2006, saindo nas quartas contra Portugal nos pênaltis e em 2010 caindo nas oitavas contra a Alemanha. Já a Seleção Canarinho seguia sua trajetória e garantia a vaga para encarar a Turquia na semifinal, e posteriormente levantar pela quinta vez a Copa do Mundo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações