O Barcelona está mais brasileiro no futebol feminino

Por Edson de Lima
Fotos: Acervos pessoais

As brasileiras do Barça

O Barcelona, atual tricampeão espanhol, movimentou o mercado de transferências no futebol feminino europeu. Trouxe a zagueira Laia Codina (ex- Milan da Itália), a lateral esquerda Nuria Rábano (ex- Real Sociedad), ambas espanholas e a lateral direita inglesa Lucy Bronze (ex- Manchester City).

Mas as atenções estão todas voltadas para o reforço trazido para comando do ataque blaugrana. Trata-se da brasileira Geyse Ferreira, proveniente do Madrid CFF e presença constante nas convocações da Seleção Brasileira sob o comando da técnica sueca Pia Sundhage.

A carreira de Geyse - Nascida em Maragogi no estado de Alagoas, sempre com um futebol que alia força, técnica e velocidade, Geyse destacou-se na UDA no ano de 2015. Já em 2016 chega ao Centro Olímpico de São Paulo, onde entremeou partidas das categorias adulto e de base.

Já em 2017, passa a defender o Audax Corinthians (vice-campeão brasileiro) daí parte para carreira internacional. No inicio da temporada 2017/2018, passa a defender o Madrid CFF da Espanha, passando posteriormente para o Benfica de Portugal na temporada 2018/2019, voltando ao Madrid CFF (2020) de onde chega agora para o Barça. No Madrid CFF foram 75 jogos e marcou 37 gols

Pelo Benfica de Portugal foram 39 jogos e inacreditáveis 59 gols marcados, 1 campeonato nacional da II divisão, 1 campeonato nacional da I divisão, 1 Taça de Portugal, 1 Taça da Liga e 1 Super Taça de Portugal. Números e conquistas marcantes nas duas temporada s que defendeu o clube português.

Elas triunfaram na Catalunha - Com a chegada de Geyse, a história de jogadoras brasileiras no século XXI tem prosseguimento. Desde Andressa Alves (meia atacante, que joga atualmente na Roma da Itália) que chegou na temporada 2016/2017 vinda do Montpellier da França e é a brasileira com mais partidas com a camisa azul e grená, foram 81 jogos e 29 gols.

Passando por Fabiana Simões (ala direita), atualmente jogando pelo S.C.Internacional de Porto Alegre, que esteve no Barcelona na temporada 2017/2018 (proveniente do Audax Corinthians) e atuou em 11 partidas marcando 1 gol.


Até a jovem atacante Giovana Queiroz, atualmente no Levante da Espanha e que pelo Barça fez parte do elenco principal nas temporadas 2019/2020 e 2020/2021 (vinda do Madrid CFF) atuando apenas em jogos amistosos, pré temporada e na base.

A alagoana Geyse tem pela frente não só um histórico favorável de suas colegas brasileiras que a antecederam no Barcelona, todas assim como ela, com participação na Seleção Brasileira em competições internacionais como os Jogos Olimpicos, entre outros.

Agora é Visca Barça!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações