A trajetória gloriosa de Ricardinho pelo Cruzeiro

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Ricardinho teve duas passagens pelo Cruzeiro

Nesta sexta-feira, dia 24, Ricardo Alexandre dos Santos, mais conhecido apenas como Ricardinho, está comemorando o seu 46º ano de vida. Enquanto atuou dentro das quatro linhas, o volante se tornou o maior vencedor de títulos vestindo a camisa do Cruzeiro, fardo que carrega até os dias de hoje. Somou um total de 15 troféus pelo clube, fez 441 jogos balançou as redes em um total de 46 gols.

Natural de Passos, cidade localizada no interior do estado de Minas Gerais, começou sua trajetória no mundo do futebol nas categorias de base cruzeirenses e ainda se profissionalizou no clube Celeste em 1994, com apenas 18 anos de idade. Apesar de ser considerado franzino para cumprir uma função no meio de campo, mostrou uma grande evolução e se tornou titular absoluto em 95. Suas principais características eram a consistência em marcação, bom passe, visão de jogo e os chutes de longe.

A coleção de taças de Ricardinho começou bem cedo. Em 94, se sagrou campeão mineiro; na temporada seguinte, conquistou a Copa Master da Supercopa, competição internacional. O outros títulos vieram em 96, quando a Raposa superou o poderosíssimo Palmeiras na Copa do Brasil, além do ano de 1997, ficou com a taça da Copa Libertadores. Estes dois últimos são os favoritos do ex-atleta.

Sua primeira passagem pelo Cabuloso durou até 2002, ano em que Ricardinho se transferiu para o Japão. Em todo este tempo em que esteve em Belo Horizonte, foram 15 troféus erguidos, sendo eles: dois títulos da Copa do Brasil, uma Libertadores, duas Copas Sul-Minas, três Campeonatos Mineiros, um Supercampeonato Mineiro, uma Copa Ouro, uma Copa Master, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa Centro-Oeste e uma Copa dos Campeões.


Após cinco temporadas jogando por equipes como Kashiwa Reysol e Kashima Antlers, retornou ao Cruzeiro em 2007, mas não teve o mesmo sucesso, apesar de estar usando a faixa de capitão. Em sua última partida pelo time azul e branco, saiu de campo sendo vaiado pela torcida cruzeirense. Depois deste episódio, o meio campista entrou em comum acordo com a diretoria e acabou rescindindo o seu contrato com o clube Celeste.

Posteriormente, Ricardinho ainda jogou pelo Corinthians em 2007, mas optou por encerrar a sua carreira como jogador de futebol profissional aos 31 anos de idade devido as crônicas lesões no tornozelo. Atualmente, o ex-jogador ocupa a 12ª posição no ranking dos atletas com mais jogos disputados pelo Cruzeiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações