A passagem Sissi pelo São Paulo

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Sissi foi uma das grandes jogadoras do futebol brasileiro nos anos 90

Sisleide do Amor Lima, popularmente conhecida apenas como Sissi, está completando 55 anos de idade nesta quinta-feira, dia 2 de junho de 2022. Até os dias de hoje, ela é considerada uma das maiores jogadoras da história do futebol feminino. Também foi uma das grandes revolucionárias da modalidade no país.

Antes de chegar no Tricolor Paulista em 1997, a meia atacante já havia disputado a Copa do Mundo Feminina em 95 e os Jogos Olímpicos de 96 pela Seleção Brasileira. Detalhe que em Atlanta, ela foi a principal jogadora da Amarelinha e ajudou o time a ser quarto colocado.

Aliás, foi o bom desempenho nos Jogos Olímpicos de Atlanta, que era inesperado, abriu os olhos da Federação Paulista de Futebol que, em parceria com a Rede Bandeirantes, através do saudoso Luciano do Valle, organizou para 1997 o Paulistana, o Campeonato Paulista, que havia tido uma edição apenas, ainda nos anos 80.

Com a organização da FPF e o chamariz da TV aberta, os times grandes começaram a montar suas equipes e o São Paulo resolveu montar uma verdadeira Seleção. E, é claro, a melhor jogadora não poderia estar de fora: Sissi foi contratada!

Sissi defendeu as cores do São Paulo no mesmo período em que o time masculino vivia um momento difícil. A torcida homenageava a atleta, mas ao mesmo tempo criticava os jogadores entoando o seguinte grito: “Hey, Muricy, coloca a Sissi!”.

Ela fez parte da Era de Ouro da modalidade no Tricolor, que foi de 1997 até 2000. Foi nesta época que o clube do Morumbi montou uma seleção, até porque foi base da Seleção Brasileira. Além de jogar um futebol de brilhar os olhos, o time trouxe muito retorno ao clube conquistando títulos. O melhor momento da equipe foi quando aplicou uma goleada pelo placar de 4 a 0 para cima da Lusa Sant'Anna na final do Campeonato Brasileiro de 97.


Ainda em 98, Sissi jogou mais uma ano com a camisa Tricolor e conquistou o título do Campeonato Paulista Feminino daquele ano. Depois de sua trajetória vitoriosa com o São Paulo, ainda disputou o Mundial da modalidade em 1999, no qual o Brasil ficou com a terceira colocação e a meia atacante foi a artilheira da Amarelinha. No ano seguinte, participou dos Jogos Olímpicos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações