Há 20 anos, Brasil estreava na Copa do Mundo de 2002 vencendo a Turquia

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Brasil venceu com sofrimento a Turquia

O Brasil entrou na Copa do Mundo de 2002 cheio de desconfianças por parte da torcida, vindo de uma campanha ruim nas eliminatórias e com um Ronaldo que gerava dúvidas em todos. Era sob esse clima que o time de Luiz Felipe Scolari estreava naquela Copa, no dia 3 de junho daquele ano, no Munsu Cup Stadium, na cidade sul-coreana de Ulsan, contra um bravíssimo time da Turquia, que faria ótima campanha naquela edição.

Era um jogo que deixava muitas questões no ar. O Brasil ainda vinha tentando melhorar sob o comando de Felipão e enfrentava pela frente uma Turquia que havia se classificado com uma goleada no placar agregado diante da Áustria, na repescagem europeia para o mundial. Era esperado um desafio interessante para os amarelinhos.

O Brasil começou atacando desde o começo e pressionando a equipe turca, criando várias chances, porém oferecendo pouco perigo ao gol de Rustu. Em seu primeiro ataque, o time turco mandou uma bola na trave com desvio brasuca. Do lado verde e amarelo, Juninho Paulista chegou muito perto de marcar aos 28 minutos de jogo. Aos 39', Rustu fez uma defesaça para eivar um gol certo de Rivaldo. Aos 42', o camisa 10 tentou de novo e parou em Rustu em chute de longe. No finalzinho do primeiro tempo, porém, Hassan Sas aproveitou belo lançamento e botou a bola na rede, abrindo o placar em Ulsam.

Na etapa final, o Brasil voltou pressionando e Ronaldo, o Fenômeno, empatou o placar aos quatro minutos, aproveitando cruzamento de Rivaldo. A partir daí, o time Canarinho passou a pressionar, mas precisou ter atenção. Umit, aos 14', obrigou Marcos a praticar uma bela defesa em uma falta batida de muito longe. Na sequência, foi Lúcio que quase marcou em uma confusão na área. No lance seguinte, Juninho Paulista teve boa chance e parou em Hustu, que fazia uma bela partida. Aos 19', Rivaldo teve um gol bem anulado pelo bandeirinha. 

A pressão interminável do Brasil deu resultado aos 40 minutos, quando o juiz deu um pênalti em Luizão que aconteceu fora da área, num lance que terminou em expulsão de Alpay e gol de Rivaldo. No finalzinho, ainda deu tempo de Rivaldo provocar uma expulsão para Unsal, quando o jogador turco chutou uma bola em direção ao brasileiro, que fingiu ter levado uma bolada no rosto e enganou a arbitragem. Final de jogo e vitória brasileira.


Foi o começo perfeito de um time que faria história no mata-mata daquela competição e sairia com a quinta estrela bordada na camisa. Desde então, o Brasil nunca mais sequer passou perto de conquistar uma Copa do Mundo, chegando apenas em uma semifinal, no ano de 2014, onde todos lembram o que aconteceu. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações