A passagem de Abel Balbo pela Udinese

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Abel Balbo jogou pela Udinese entre 1989 e 1993

Nesta quarta-feira, dia 1º de junho de 2022, o argentino Abel Eduardo Balbo, ex-atacante e atual treinador, está completando 56 anos de idade hoje. Ele começou a sua carreira como jogador de futebol profissional no Newell's Old Boys da Argentina e ainda teve uma passagem pelo River Plate.

Sua trajetória no futebol local terminou quando Marino Mariottini, que trabalhava quando como diretor esportivo da Udinese. Ele veio para a América do Sul com o objetivo de ver Roberto Sensini, ex-zagueiro do time preto e vermelho de Rosario. Porém, o Balbo também se destacou e ambos foram levados para o velho continente.

Pelo clube de Udine, disputou um total de 120 partidas entre 1989 e 1993. Rumou para a capital italiana logo depois de livrar o time bianconeri do rebaixamento para a Serie B nos playoffs. Na temporada 1992-1993, sua última defendendo a Udinese, Balbo foi o segundo maior goleador do campeonato nacional, junto com ninguém mais ninguém menos do que Roberto Baggio.

Vale lembrar que enquanto esteve na equipe Zebrette, defendeu a Seleção Argentina na Copa do mundo de 90, disputada na Itália. Na ocasião, a Albiceleste conseguiu chegar até a grande decisão, mas foi superada pela Alemanha.

Antes mesmo de sair da Udinese, Balbo já havia feito um acordo com a Internazionale de Milão. Porém, Abel acabou não assinando contrato porque o clube nerazzurri já tinha três jogadores estrangeiros no elenco, limite exato de estrangeiros que a Federação Italiana permitia por cada clube. Com isso, foi para a Roma, onde virou ídolo com o tempo.


Depois de passar pelo clube Giallorossi, defendeu a também equipes como Parma e Fiorentina. Antes de voltar à Argentina, teve uma outra passagem pela Roma. Em 2002, Abel Balbo jogou pelo Boca Juniors e se aposentou ao final da temporada.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações