Lopes, o Tigrão, e seus altos e baixos em sua passagem pelo Palmeiras

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

O meia Lopes com a camisa 10 do Verdão

Wellington Nogueira Lopes de Avellar, mais conhecido como Lopes, o Tigrão, nasceu em Volta Redonda, Rio de Janeiro, no dia 1 de junho de 1979. O jogador surgiu no time de sua cidade e por lá se destacou, chamando atenção de grandes clubes, sendo contratado em 2000 pelo Palmeiras.

Antes da chegada de Lopes, o Verdão vivia uma época vitoriosa e contava com um grande time, que havia sido campeão da Libertadores de 1999 e teve uma partida muito boa com o Manchester United, mas acabou sendo derrotado no Mundial após uma falha do ídolo Marcos. Em 2000 o Palmeiras novamente fez uma ótima campanha internacional, indo à decisão da Libertadores e deixando escapar o título pelo Boca Juniors, que se consagrou campeão.

Porém, depois da derrota na competição continental, o Palmeiras passou por uma reformulação. A Parmalat, empresa parceria, começou a deixar o clube e vários atletas consagrados deixaram o clube. Com isto, o Verdão foi ao mercado para contratar novos jogadores e um deles foi destaque do Volta Redonda no Campeonato Carioca: Lopes, que desembarcou no Parque Antarctica em 25 de maio de 2000, dias antes de completar 21 anos.

O atacante chegava para agregar, mas acabou encaixando no time logo de cara, sendo importante na conquista da Copa dos Campeões, que deu vaga ao Verdão na Copa Libertadores do ano seguinte. Na Copa João Havelange, continuava sendo um dos melhores do time e passou a ser chamado de Tigrão, pois comemorava os gols fazendo uma das coreografias do grupo de funk Bonde do Tigrão, que fazia sucesso naquele momento.

Porém, ainda em 2000, por uma partida pela Copa João Havelange, o jogador entrou em campo na vitória do Palmeiras por 3 a 2 contra o Atlético Mineiro. No final do jogo, Tigrão foi chamado para o doping e acabou sendo pego por uso de cocaína. O atacante foi punido por 120 dias e o Verdão não perdeu pontos.

Em 2001 foi o grande ano do atacante, após sua volta da suspensão, Lopes conseguiu fazer uma temporada boa pelo Palmeiras, assim como o Verdão continuou se destacando. Novamente o clube fez uma ótima campanha pela Libertadores e dessa vez indo de novo à grande final. O Tigrão foi o grande destaque do clube na competição, já como titular depois de ganhar seu espaço com o bom futebol, se tornou artilheiro alviverde.

Aquela foi a grande temporada do jogador, que fez nove gols na Libertadores, e ajudou o clube Alviverde a fazer uma boa Libertadores, mas o Palmeiras acabou caindo na semifinal para o mesmo algoz do ano anterior: o Boca Juniors. No Brasileirão, Lopes continuou sendo destaque do time dirigido por Celso Roth, que brigou pela ponta em boa parte do campeoanto, mas perdeu o fôlego no fim e nem ficou entre os oito que foram para o mata-mata.

Mesmo assim, Lopes chegou a até passar pela mira de Felipão para a Copa do Mundo de 2002, mas aquele não seria um ano tão bom para o meia. O Tigrão acabou se lesionando no confronto contra o Asa de Arapiraca, que acabou em uma eliminação histórica do Verdão, e o jogador teve que ficar afastado para se recuperar, tirando a chance de ir ao Mundial.


Mas o pior ainda esteve por vir: depois de uma frustrada negociação com o Milan, Lopes continuou no Palmeiras, que foi mal no Campeonato Brasileiro: resultado final foi de rebaixamento do Verdão, que passou por uma nova reformulação e o meia deixou o clube no final daquele ano. O Tigrão, ao deixar o Verdão para atuar no Flamengo, mas depois da sua saída não conseguiu mostrar seu grande futebol e não se firmou em nenhuma equipe.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações