Válber e a passagem pelo Fluminense no início dos anos 90

Por Lucas Paes
Foto: Juha Tamminnen

Válber no Fluzão

Completando 55 anos neste dia 31 de maio, o ex-zagueiro Válber é considerado por muitos um dos mais técnicos que o Brasil já teve em seu futebol. Um dos jogadores mais queridos por Telê Santana, que foi quem o levou ao São Paulo e quem o colocou na meia cancha, o carioca rodou por diversos clubes ao longo de sua carreira, entre eles o Fluminense, clube pelo qual teve três passagens ao longo de sua trajetória no esporte bretão.

O Fluminense foi o primeiro dos grandes do Rio de Janeiro pelo qual Válber jogou. Tendo começado a carreira no Tomazinho, passou pelo São Cristóvão e chegou as Laranjeiras em 1990, rapidamente tomou conta da defesa, sendo o zagueiro titular entre 1990 e 1991. Campeão da Taça Rio em 1990, se destacou de maneira importante naquele turno do estadual, sendo titular em praticamente todos os jogos do Fluminense na campanha, incluindo nisso a última partida, que aliás foi uma derrota para o América. Foi titular também durante o Brasileirão daquele ano, em que o Flu foi mal e ficou apenas no 15º lugar.

No ano seguinte um dos destaques da equipe que chegou até as semifinais do Brasileirão de 1991, que foi disputado no primeiro semestre daquele ano. O Tricolor Carioca ficou na terceira colocação na fase inicial e se classificou as semifinais, onde caiu para o excelente time do Bragantino, que vinha de um título estadual recente. Depois disso, se transferiu ao Botafogo, onde ficaria pouco tempo antes de jogar pelo São Paulo.

Devido a sua técnica diferenciada, Telê Santana o escalaria como meia no Tricolor Paulista, em 1992, onde seria destaque daquele time espetacular bicampeão da América e do Mundo. Seu bom futebol o levou até a Seleção Brasileira, onde inclusive jogou a Copa América de 1993 e era titular no ciclo da Copa do Mundo de 1994, mas acabou não indo aos Estados Unidos.

Retornaria ao Tricolor Carioca outras duas vezes como jogador. Em 1999, esteve no time que foi campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, após deixar o Vasco, onde havia conquistado a Libertadores da América em 1998. Retornou novamente ao Fluminense em 2002, quando atuou em apenas quatro partidas pelo Brasileirão. 


Após pendurar as chuteiras tentou ser treinador. Sua única experiência como treinador num time profissional foi no Audax Rio, no ano de 2014. Válber ainda passou novamente pelo Fluminense na função, comandando um dos times da categorias de base do clube entre 2017 e 2020, quando acabou deixando a equipe.  
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações