A relação entre futebol e esportes mentais

Photo by Pexels

Os melhores preparadores físicos do mundo afirmam que o cérebro de um atleta é seu órgão mais importante, pois ele controla o funcionamento do corpo e precisa ser cultivado e disciplinado, assim como os músculos.

Aqueles na indústria estão constantemente procurando novas maneiras de ajudar os futebolistas a colocar a cabeça no jogo, e os esportes mentais, que contam com uma relação muito mais próxima com o futebol do que pode parecer de relance, conseguem ajudar de maneira significativa.

Ao aprimorar a função cognitiva, aumentar a consciência social e melhorar a resistência mental, diferentes modalidades intelectuais permitem que os atletas estejam à altura do desempenho máximo em campo e aqui será possível conhecer as duas principais que mais auxiliam nesse sentido.

Praticar xadrez é uma ótima forma de se tornar um jogador de futebol mais eficiente

Photo by Pexels

Com cerca de dois milênios de existência e origem na Índia, o xadrez é conhecido por ser um dos esportes mentais mais difíceis de serem dominados e sua maestria imediatamente confere o status de gênio aos maiores enxadristas.

Disponível atualmente por meio de plataformas como a Chess.com e por intermédio de séries recentes como “O Gambito da Rainha”, essa modalidade nunca esteve tão popular e existem diversos motivos para que ela seja tão elogiada por praticantes e não praticantes.

O xadrez é um jogo onde você tem que ver o que vai acontecer a seguir, enxergar quais as relações que se estabelecem com cada nova jogada e detectar as qualidades de cada uma de nossas peças e dos adversários, de maneira que sua prática constante auxilia muito os futebolistas a serem mais assertivos na hora de tomar decisões táticas.

Além disso, no xadrez os jogadores não podem simplesmente mover peças sem sentido se quiserem vencer e exatamente o mesmo acontece no futebol, já que apesar da velocidade dos acontecimentos ser diferente, não se trata apenas de correr, mas cada movimento tem que ser feito no sentido tático adequado para poder superar um adversário – seja por meio de um passe na hora correta ou forçar um escanteio vantajoso.

No tabuleiro é vital atrair um adversário ou movê-lo para desorganizar ou quebrar sua defesa e para fazer isso as peças são deslocadas para atrair um rival a sair de sua posição preferencial para criar brechas para atacar.

Já no futebol os jogadores, que fazem as vezes de peças, precisam se movimentar da forma adequada para conseguir espaços na zaga e permitir que um homem fique livre para marcar, o que é exatamente o que craques como Messi, que acaba de ganhar uma biografia, rotineiramente fazem para ajudar seus companheiros, por exemplo.

Poker também permite obter diversos ganhos no futebol

Além do xadrez, outro esporte mental que pode melhorar significativamente a concentração e o autocontrole é o poker.

Conhecido por ser um jogo de cartas tradicional com raízes que remontam a vários séculos e que recentemente chegou à rede mundial por meio de plataformas especializadas de poker online, a modalidade exige que os jogadores se concentrem em vários elementos, incluindo os valores das cartas, combinações possíveis, estatísticas sobre possíveis resultados e muito mais, tornando-o uma ótima opção para melhorar vários aspectos relacionados ao futebol.

Diversos estudos indicam que a prática de poker por um longo período pode melhorar a saúde do cérebro, fortalecendo as vias neurais e aumentando a massa cinzenta no hipocampo, área desse órgão responsável pela formação de novas memórias que também é associada com a aprendizagem e com as emoções.

Além disso, já foi cientificamente comprovado que aqueles que jogam poker regularmente demonstram habilidades de pensamento crítico bem desenvolvidas e a capacidade de tomar decisões rápidas e precisas.

Essas habilidades auxiliam os futebolistas no campo, onde o cérebro deve permanecer em alerta máximo e funcionar impecavelmente durante todo o jogo, o que envolve tomar decisões táticas rápidas para se adequar aos movimentos e estratégias do adversário.

Se isso não fosse o bastante, o poker também conta com um forte aspecto social, já que os jogadores devem examinar de perto uns aos outros, aprendendo a ler a linguagem corporal e as expressões faciais para determinar se o oponente conta com uma mão boa ou se está apenas blefando.

Nesse sentido, como o futebol depende muito do trabalho em equipe, os jogadores com consciência social bem desenvolvida olharão para seus companheiros de equipe e usarão sua inteligência emocional para determinar qual curso de ação é melhor em qualquer situação.

Mente sã em corpo são

Com tudo o que foi demonstrado, fica claro que esportes mentais como poker e xadrez estão muito mais próximos do futebol do que pode parecer à primeira vista e são uma ótima forma de manter a mente saudável para um corpo bem definido. Além disso, essas modalidades podem proporcionar inúmeros ganhos dentro e fora de campo, de modo que devem ser cada vez mais utilizadas por aqueles que pretendem evoluir no esporte.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações