Superação x Consolidação - Liverpool e Real Madrid decidirão novamente a Liga dos Campeões da Europa

Por Lucas Paes
Foto: UEFA.com

Troféu estará em jogo em Paris

A decisão da Liga dos Campeões envolverá o que são provavelmente historicamente os dois maiores times da competição. Em semifinais que definiram o roteiro das chegadas de ambos os times, combinando com seu histórico ao longo de toda essa edição, Liverpool e Real Madrid, pela terceira vez na história, decidirão o título da maior competição de clubes do continente europeu. Novamente, como em 1981, o jogo ocorrerá em Paris, porém dessa vez no Stade de France, que sequer existia em 1981.

As duas equipes tiveram ao longo da competição roteiros bem distintos. O Liverpool se mostrou uma força descomunal desde a primeira fase. Num grupo com Milan, Porto e Atlético de Madrid, os Reds simplesmente atropelaram todos os adversários e fizeram 18 pontos, eliminaram a Internazionale batendo os nerrazzurri em Milão e curiosamente perdendo em Liverpool e passaram com alguma tranquilidade pelo Benfica até o sofrimento da semifinal contra o Villareal, onde venceu em Anfield por 2 a 0 e perdia por 2 a 0 no Madrigal até reagir no segundo tempo e virar o jogo. O time de Klopp venceu todos os jogos feitos fora de casa na competição. 

Já o Real Madrid é o time que ressucitou de vários jogos onde estava morto no mata-mata. Passou na liderança de um grupo que tinha Inter, Sheriff Tiraspol e Shakhtar e então começou sua caminhada cercada de tensão no mata-mata. Perdeu para o Paris na ida, saiu em desvantagem em Madrid e remontou nas oitavas, venceu o Chelsea em Londres por 3 a 1 e se salvou nos últimos momentos de uma eliminação com o 3 a 0 na volta para fazer o segundo e eliminar os Blues nas quartas. Na semifinal, depois de perder por 4 a 3 em Manchester, estava perdendo para o Manchester City até literalmente os 45 minutos do segundo tempo, quando Rodrygo marcou duas vezes, levou o jogo ao tempo extra e Benzema converteu pênalti sofrido por si mesmo para definir a classificação. 

A despeito dos roteiros ligeiramente diferentes, a final coloca frente a frente verdadeiros titãs da Liga dos Campeões. Se a final entre Manchester City e Liverpool era um esperado Pep x Klopp, esta é mais uma partida entre dois clubes que tem uma história que se confunde com a da própria UCL. O Real Madrid tem 16, agora 17 finais e perdeu apenas três em sua história, uma delas para o Liverpool em Paris, inclusive a última perdida pelos Merengues, que antes foram derrotados por Benfica e Inter nos anos 1960. O Liverpool chega a décima decisão e perdeu apenas para Milan, Juventus e o próprio Real Madrid, em 2018. 

O duelo também colocará frente a frente os dois principais candidatos a Bola de Ouro, Salah e Benzema. O egípcio, que vive um momento de queda nos gols, porém com muitas assistências, é um dos destaques da coletividade quase superhumana do Liverpool enquanto o Francês está demolindo todos os adversários possíveis, empilhando gols e apavorando defesas junto a Vinicius Júnior. O camisa 11 do time de Klopp inclusive sem rodeio nenhum declarou ao fim da semifinal com o Villareal que queria enfrentar o Real Madrid na decisão. Nesta quarta, após a classificação madridista postou nas redes sociais uma imagem dizendo que "temos contas a acertar". 


Se ambos os times possuem destaques individuais, o coletivo de ambos também é excelente, mas nesse ponto é favorável ao time inglês. O Real Madrid tem craques do naipe de Modric e Kroos, mas o conjunto vermelho se permite botar nomes como Jota e Firmino no banco e ainda possui opções de meio-campo que podem mudar completamente as características do time. O Real Madrid terá de prestar imensa atenção aos buracos que se observam por vezes em sua defesa, pois estes podem ser um convite ao prazer para o Liverpool. 

A bola rola no dia 28 de maio, sábado, no Stade de France. É impossível apontar um grande favorito num jogo entre duas instituições tão gigantescas como estas. O que se sabe é que, independente de tudo, a Liga dos Campeões premiará com a orelhuda uma grande história, restará a nós assistir e saber qual será. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações