Quando Nilton Santos salvou o Brasil na Copa do Mundo de 1962

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Nilton Santos 'salvou' o Brasil de uma eliminação na Copa do Mundo de 1962

Nilton dos Santos, popularmente conhecido como Nilton Santos, estaria completando 97 anos de idade nesta segunda-feira, dia 16, se estivesse com vida. Por isso, hoje relembraremos um episódio que o defensor protagonizou e acabou 'salvando o Brasil de uma possível eliminação para a Seleção da Espanha na Copa do Mundo de 1962, no Chilhe.

O confronto entre a Amarelinha e a Fúria estava sendo válido pela última rodada da fase de grupos do Mundial, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar. O time Canarinho estava com uma vitória por 3 a 1 na estreia e um empate em 0 a 0 na segunda rodada da competição. Enquanto isso, a equipe europeia vinha de uma derrota pelo placar magro de 1 a 0 e um triunfo pelo mesmo placar no jogo anterior.

Com bola rolando, quem tinha o controle da partida e saiu na frente do marcador foi a Espanha. Aos 35' do primeiro tempo, os espanhóis balançaram as redes com Adelardo Rodríguez. O resultado parcial colocava os brasileiros em situação complicada dentro da competição, já que ainda na etapa complementar a Seleção Espanhola continuava melhor.

Foi então, que aos 11' jogados, houve o polêmico lance que envolveu o atacante Enrique Collar e o lateral esquerdo Nilton Santos. Na ocasião, o jogador da Fúria avançou pela ponta invadiu a área e foi derrubado pelo brasileiro. Porém, para ludibriar o árbitro Sergio Bustamante, a Enciclopédia do Futebol deu dois passos para fora da área e levantou os braços. Para a sua sorte, o juiz do caiu no conto e marcou falta. No lance seguinte, Joaquín Peiró marcou um golaço de bicicleta, mas o tento foi anulado por causas desconhecidas.


Este momento foi crucial para a sequência da partida. Pouco tempo depois, a Seleção Brasileira aproveitou o desgaste dos espanhóis e buscou o resultado. Com gols de Amarildo aos 27 e 41' do segundo tempo, a Amarelinha virou o jogo e seguiu na competição rumo ao bicampeonato mundial.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Então quem salvou o Brasil foi o juiz, kkk. Já vi esse lance várias vezes. O jogador dá Espanha se atira em cima do Nilton. Nem falta foi. A anula ao do gol em seguida

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações