O gol de Baltazar que deu o título brasileiro ao Grêmio em 1981

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Baltazar marcou o gol do título brasileiro do Grêmio em 1981

Neste dia 3 de maio de 2022, se completam 41 anos atrás que, Baltazar Maria de Morais Júnior, marcava o gol do primeiro título brasileiro da história do Grêmio em pelo Estádio do Morumbi. Na ocasião, o Imortal Tricolor enfrentava a equipe do São Paulo na decisão do campeonato nacional do ano de 1981.

Após fazer grande campanha durante as fases iniciais, o clube de Porto Alegre despachou equipes como o Vitória da Bahia nas oitavas de final, o Operário do Mato Grosso do Sul nas quartas e a Ponte Preta nas semifinais. Já o time da capital paulista conseguiu passar das primeiras fases e trilhou a seu caminho à grande final eliminando Santos, Internacional e Botafogo.

No jogo de ida da decisão, o Grêmio havia recebido o São Paulo no Estádio Olímpico no dia 30 de abril e conseguiu uma excelente vitória pelo placar de 2 a 1. Naquela oportunidade, Paulo Isidoro marcou os os dois gols gremistas, enquanto o único tento da equipe do Morumbi foi feito por Serginho Chulapa. O atacante Baltazar, que seria o ator do gol no segundo confronto, perdeu um pênalti. Por ter superado tal fato, ganhou o apelido de "Artilheiro de Deus".

A partida de volta, marcada para o dia 3 de maio, ficou marcado de forma especial para o torcedor do Imortal Tricolor. Até porque, viram o time gaúcho conquistar o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro. Além disso deste episódio ter acontecido longe de casa, a vitória veio através de um golaço marcado pelo atacante Baltazar.

Eram 20 minutos jogados no segundo tempo e o placar estava empatado em 0 a 0 no Morumbi. Até que, Baltazar, o "Artilheiro de Deus", recebeu passe, dominou a bola no peito e, sem deixar a bola quicar no solo, pegou um sem pulo na entrada da área para acertar o ângulo do goleiro Waldir Peres. Era o gol do título do Grêmio!


Baltazar, que antes do Grêmio tinha defendido o Atlético Goianiense, saiu do Imortyal Tricolor no ano seguinte. Ele passaria por Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Celta de Vigo, Atlético de Madrid, onde foi artilheiro do Espanhol, Porto, Rennes, Goiás e Kyoto Sanga, onde encerrou a carreira em 1996.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações