Liverpool e Real Madrid é um confronto de histórias na final da Liga dos Campeões

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/UEFA

Taça da Liga dos Campeões da UEFA

Pela terceira vez na história da Liga dos Campeões Liverpool e Real Madrid decidirão quem será o dono do máximo troféu do futebol europeu. A decisão da orelhuda desse ano coloca frente a frente duas histórias que ao mesmo tempo que são opostas explicam porque estas duas instituições são provavelmente dois dos clubes que melhores explicam a trajetória da maior competição de clubes do velho continente.

Ambos os times agora possuem pelo menos uma dezena de finais. O Real Madrid já seria recordista absoluto só com as que ganhou, mas além dos 13 títulos possuí também outros três vices. O Liverpool tem seis títulos, três vices e chega até a décima final querendo conquistar seu sétimo título e igualar o Milan como segundo maior campeão. 

Dentro de campo, porém, é onde se concentra a antítese mais interessante dessa final. O Liverpool é talvez o melhor time do planeta e fez uma campanha absolutamente inquestionável desde o começo da Liga dos Campeões. Caiu no grupo da morte, com Porto, Atlético de Madrid e Milan e foi a morte, fazendo 18 pontos ganhando todos os jogos. Nas oitavas, foi frio ao perder para a Inter em Anfield por 1 a 0 após vencer em Milão por 2 a 0. Nas quartas, venceu tranquilo o Benfica por 3 a 1 na Luz e acabou empatando por 3 a 3 em Anfield. Na semifinal, uma dose de emoção, vencendo o Villareal por 2 a 0 em Liverpool, saindo com um 2 a 0 contrário do primeiro tempo e virando o jogo para 3 a 2 na Espanha. Inquestionável, chegou a decisão com uma campanha incrível.

Já o Real Madrid viveu momentos complicados na Liga dos Campeões. Na fase de grupos, passou até com alguma tranquilidade, apesar do tropeço no Sheriff. A partir das oitavas de final, decidiu testar o coração de seu torcedor e ao mesmo temo criou um improvável herói brasileiro que não é o excelente Vinicius Júnior. Viria então o mata-mata, que merecerá um parágrafo a parte.

Contra o Paris, nas oitavas, derrota por 1 a 0 na França, com Messi perdendo pênalti e no Bernabeu, até o finalzinho outra derrota para o Paris, quando completamente do nada, o Madrid reage, acha três gols em dia magistral de Benzema e se classifica. Quartas de final, veio o Chelsea, batido por 3 a 1 em Londres. Em Madrid, desespero, três a zero para os ingleses, que eram muito melhores, até que Rodrygo entra, marca e leva o jogo a prorrogação, onde Benzema faz o gol da classificação, apesar da derrota. Semifinal, Manchester City, Guardiola e um 4 a 3 para os ingleses espetacular em Manchester. No Bernabeu, partida melhor dos Cityzens, que abrem 1 a 0 no segundo tempo e desperdiçam N chances para marcar. Passava o tempo, eram 88 minutos, mas não 90, que no Bernabeu são muito longos. Rodrygo marcou duas vezes, sofreu pênalti na prorrogação e permitiu a Benzema botar o gigante branco na final. 


Dentro de campo, não é possível e nem sensato apontar favoritismo. Ambos os times possuem pontos fracos que podem ser explorados. Se é o melhor time do planeta, o Liverpool de Klopp, assim como o City de Guardiola, sofre pelas linhas altas e toma sim lances de perigo. Confira muito nas linhas de impedimento e por vezes se complica nisso. Se tem o melhor jogador do planeta, Karim Benzema, o Real Madrid de Ancelotti possuí problemas defensivos graves que podem ser como uma grande festa para jogadores do naipe de Mané, Salah e Luis Diaz e para o maluco futebol do gigante inglês.

Previsões são impossíveis num jogo que promete entrar pela história e já entraria só pelo tamanho dos times que se enfrentarão neste dia 28. Seja qual for o desfecho em Paris, a taça já entrara para a história, seja pela 14ª taça madridista ou pelo Liverpool chegando ao segundo lugar do panteão da Liga dos Campeões e colocando mais terra no calvário da discussão de quem é o maior clube da Inglaterra.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações