Há 10 anos, Corinthians fazia 3 a 0 no Emelec e passava pelas oitavas da Libertadores do título

Por Bruno Filandra Lopes
Foto: arquivo

Comemoração em um dos gols do Timão naquela noite

2012 foi um ano especial para o Corinthians, pois o Alvinegro do Parque São Jorge conquistou a tão sonhada Libertadores. E em 9 de maio daquele ano, há exatos 10 anos, o Timão passava das oitavas de final da competição com uma vitória por 3 a 0 sobre o Emelec no Pacaembu.

Passada toda a bronca do confronto em Guayaquil, Corinthians e Emelec voltavam a se enfrentar, dessa vez no Pacaembu. Com o 0 a 0 do primeiro jogo, a partida iria para os pênaltis caso o placar se repetisse. O empate com gols dava a vaga para a equipe equatoriana, já que o regulamento da época beneficiava os gols das equipes visitantes.

Sabendo das dificuldades que teria, o Corinthians tratou de abrir o placar logo aos 7 minutos. Emerson Sheik avança pela esquerda, toca para Fabio Santos, que se livra da marcação e chuta para o gol. 1x0 Corinthians. Aos 21', o Corinthians quase amplia. Após cobrança de lateral pela direita, William tenta o domínio e Achilier desvia a bola. Ela sobra para Paulinho, que mata no peito e chuta. Dreer faz grande defesa.

O Emelec chega a pressionar, mas foi o Corinthians quem quase fez o segundo gol aos 40'. Emerson Sheik cruza da esquerda, Danilo toca de cabeça para Paulinho, que também de cabeça manda a bola na trave. Nos acréscimos, a última tentativa do Emelec. Pedro Quiñónez cobra falta pela esquerda e Cássio defende.

No primeiro minuto do segundo tempo, o Emelec quase chega ao empate. Em cobrança de falta na meia-lua, Pedro Quiñónez rola a bola para Valencia, e Cássio espalma pra fora. A partida estava equilibrada, até que aos 19', Chicão cobra a falta e Paulinho de cabeça marca o segundo gol corintiano.

O Emelec pressiona. Aos 24', De Jesus chuta na entrada da área e Cássio defende. Aos 28', após virada de jogo, Gaibor cabeceia e nova defesa de Cássio. O Corinthians cresce, até que aos 40', Emerson Sheik lança para Danilo à esquerda, que toca para Alex, que finaliza, marcando o terceiro gol corintiano, garantindo a classificação para as quartas de final da Libertadores, depois de 12 anos fora.


Após o jogo, uma parte da torcida do Corinthians acompanhou do telão do Pacaembu, a disputa de pênaltis entre Vasco e Lanús, da Argentina. O vencedor do confronto seria o próximo adversário corintiano. Quem também estava atento era o meia Alex, que assistiu as cobranças enquanto dava uma entrevista. E a equipe carioca levou a melhor. O primeiro confronto seria em São Januário. E mais uma vez acompanhei tudo de casa, com refrigerante, cigarro e twittadas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações