A Premier League tem um Everton que luta para evitar a tragédia

Por Lucas Paes
Foto: Reuters

Richarlison comemora gol pelo Everton

A Premier League da temporada 2021/2022 está sendo marcada pela insana briga entre Liverpool e Manchester City por mais um título nacional. Se na parte de cima, Klopp e Guardiola lutam sem respiro pelo título, um dos mais tradicionais clubes do país tenta evitar uma tragédia histórica. Arquirrival do Liverpool, o Everton segue brigando para evitar a tragédia do rebaixamento e a vitória contra o Chelsea deu um ótimo fôlego nessa situação, mas nada está definido.

O campeonato do Everton na temporada 2021/2022 é um dos piores de toda a história dos Toffees. Claudicante desde o início, com um time pouco inspirado, cercado de escolhas e decisões erradas, o time azul de Liverpool simplesmente nunca conseguiu se desconectar da parte debaixo da tabela e teme que o pesadelo da temporada histórica do seu rival se complete com um rebaixamento que terminaria uma canção que já é escrita a tempos, um lamento de um clube que, ao contrário dos Reds, tomou todas as decisões erradas.

Não se trata de crise financeira, de investimento, ou de algo assim. O problema do time de Goodison Park é outro e se chama investimento mal feito, planejamento ruim e decisões erradas. É impossível evitar a comparação com o rival citadino, já que o clube azul tem gasto até mais que o Liverpool e não consegue sequer chegar perto do nível do rival. Na atípica temporada 2020/2021 o time parecia caminhar para o lugar certo, fazendo um campeonato interessante e inclusive quebrando o jejum de vitórias sobre o rival em Anfield, porém na seguinte veio a tragédia que ainda pode ser evitada.

O Everton é atualmente o 18º colocado do campeonato, mas tem um jogo a menos e a mesma pontuação de Burnley e Leeds, tendo um jogo a menos que ambos. Muito disso se deve a atuação espetacular diante do Chelsea, onde os Toffes lutaram de todas as formas possíveis. Diante do clube em que foi ídolo, Lampard viu seus jogadores jogarem a primeira das finais que virão até o fim da liga de maneira digna da história da camisa que envergam. Viu Gordon e Richarlison infernizarem a defesa dos Blues como em outros tempos fizeram Sharp e Heath, viu Pickford ser como Southall, viu o time que comanda vencer como um dia, há muitas décadas fez de maneira constante.


Nada, porém, está definido para o tradicional clube do Goodison Park. Não é possível ignorar o quão claudicante é o Everton, que pode em uma rodada atormentar o Manchester City (pontos que perdeu sendo prejudicado pela arbitragem) e em outra perder para o Burnley, vencer o United e depois sequer oferecer resistência ao Liverpool no clássico. O time terá de contar com todo o apoio da torcida para evitar que a temporada termine em pesadelo.

Restam os jogos contra Leicester City, Watford e Arsenal, fora de casa e Brentford e Crystal Palace em casa. Essas são as cinco finais que determinarão o futuro de um time que precisa seguir o exemplo de seu rival e parar de tomar decisões erradas. Porém, é muito melhor que seja possível planejar o futuro do clube na Premier League do que perder um ano (ou até mais) na Championship. Restará saber se este elenco fará história positivamente ou negativamente, na outra briga interessante deste final de temporada da Premier League. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações