A linda trajetória de Arthurzinho pelo Bangu

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Foram três passagens do Rei Arthur, como jogador, pelo time de Moça Bonita

Um dos grandes jogadores da história do Bangu completa 66 anos. Arthur dos Santos Lima, mais conhecido como Arthurzinho ou até mesmo Rei Arthur, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 13 de maio de 1956. O meia teve passagens históricas pela equipe carioca e se tornou ídolo do clube.

Eram outros tempos! As equipes médias do Rio de Janeiro tinham muito mais força e relevância no cenário nacional. Um exemplo disso era a importância que tinha o campeonato estadual, o que atualmente não acontece, pois muitos pedem que acabem com o torneio.

O jogador teve passagens por Fluminense, Internacional e Operário-MG antes de chegar no Bangu. Foi na equipe mineira que o meia chamou a atenção do clube carioca, pois as equipes se enfrentaram e a diretoria do clube carioca gostou muito do que viu.

Arthurzinho chegou na equipe em 1982 e o jogador só conseguiu vir ao clube graças ao investimento de Castor de Andrade. A família já era conhecido no clubes, pois seu pai era presidente da equipe no último título carioca do clube, em 1966.

Na época, o Bangu era um time que brigava para conquistar o estadual e era um adversário duríssimo. Com o Arthurzinho a equipe ficou mais competitiva e dava muito trabalho aos times grandes, tanto que ficou anos sem perder para o Vasco, dava muito trabalho ao Flamengo e apenas o Fluminense conseguia ganhar da equipe.

O jogador logo quando chegou se tornou titular indiscutível e logo foi tendo comparações com o grande meia da equipe, que era Zico, seu rival no campeonato estadual. Arthurzinho tinha características muito parecida com o grande ídolo do Flamengo.

Em 1983 aconteceu uma partida que ficou para a história de Bangu e Arthurzinho. O jogo foi contra o Flamengo, um grande adversário, que contava com estrelas e conquistava títulos importantes. Naquela noite, todos viram o show dado pelo Bangu e principalmente pelo meia. A equipe venceu por 6 a 3 o Rubro-negro e Arthurzinho marcou quatro gols, uma partida histórica para ambos.

As ótimas atuações do meia chamaram a atenção de outros clubes e em 1984 acabou de transferindo para o Vasco da Gama. Mas o meia não ficaria muito tempo longe do Bangu, pois no segundo semestre de 1985 ele voltou para o clube no qual já tinha uma linda história.

Infelizmente o jogador acabou não pegando a ótima campanha do clube, que gerou o vice campeonato Brasileiro. Arthurzinho chegou para disputar o Carioca e tentar levar a boa equipe ao título, depois de um primeiro semestre espetacular que a equipe fez.

O meia foi fundamental para a campanha da equipe naquele campeonato Carioca, que levou a equipe do Bangu a decidir o título contra o Fluminense. Arthurzinho era o grande jogador daquele elenco e comandava a equipe dentro de campo de forma inteligente.

Aquele jogo é lembrado até hoje, pois aconteceu algo triste para o Bangu e muitos dizem que foi um dos maiores roubos da história do futebol brasileiro. No final da partida, houve um pênalti claro para a equipe, mas José Roberto Wright não marcou e prejudicou o Bangu.

O pênalti foi claro e é algo que marcou na história do futebol Carioca, todos viram e ficaram indignados com o acontecido. Provavelmente Arthurzinho bateria aquele pênalti final, que daria o título para o Bangu, mas infelizmente isso não aconteceu.


O jogador permaneceu no clube até 1986, quando saiu da equipe para jogar em outro clube carioca, dessa vez o Botafogo. Mas novamente o meia ficou por pouco tempo e retornou ao Bangu, onde já era ídolo para todos. A sua volta foi muito festejada, pois o clube não estava em um viés de baixa.

O clube não conseguiu ser mais competitivo como era antes e passou a ter problemas até mesmo no Campeonato Carioca. Arthurzinho permaneceu no clube até 1990, quando decidiu saiu e foi atuar no Fortaleza. Mas esse não seria a última passagem dele pelo clube.

Após se aposentar em 1997, Arthurzinho virou treinador e começou a comandar clubes por todo Brasil. Em 2017 voltou ao Bangu, mas infelizmente teve problemas internos e acabou pedindo demissão após um mês de trabalho, para evitar problemas e desgastes com a torcida.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações