13 de maio de 1959: o dia em que Julinho Botelho transformou vaias em aplausos.

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Julinho Botelho fez 160 mil vaias se transformarem em aplausos

Nesta sexta-feira, se completam 63 anos do jogo amistoso entre Brasil e Inglaterra, que aconteceu no dia 13 de maio de 1959. Na ocasião, a Amarelinha venceu a equipe britânica pelo placar de 2 a 0, e foi presenciado por cerca de 160 mil torcedores, que tomaram conta das arquibancadas do Maracanã.

Pouco antes da bola começar a rolar no relvado do maior estádio do país, os autofalantes anunciaram a escalação da Seleção Brasileira, como de costume. No momento em que o nome de Julinho Botelho foi mencionado entre os titulares, a torcida vaiou muito a escolha que fez com que Garrincha começasse o jogo no banco de reservas.

Julinho já era um jogador experiente. Fez parte de um dos maiores times da história da Portuguesa, tendo chegado na Seleção nesta época e jogado a Copa do Mundo de 1954, onde foi considerado por muitos o melhor ponta-direita do torneio. Foi para a Itália, virou ídolo da Fiorentina, mas como atletas que atuavam no exterior não eram convocados, isto acabou até abrindo espaço para Garrincha na Canarinho. Quando voltou ao Brasil, para defender o Palmeiras, retornou a vestir a camisa amarela do Brasil.

Apesar de todo o gesto de reprovação do público, ponta direita respondeu marcando o gol que abriria o placar com apenas 5' de bola rolando. Foi a partir deste momento, que alguns aplausos começaram a ser ouvidos, ainda que no meio de tantas vaias.


Acompanhando as palmas que começavam a aumentar com o passar do tempo, o futebol de Julinho crescia junto. Na sequência da partida, o atacante ainda daria a assistência para Henrique marcar o segundo tento do Brasil e fechar a conta.

Depois do apito final, os 160 mil espectadores que estavam no Maracanã "pediram desculpas" através de uma salva de palmas barulhenta. Era uma tentativa de fazer o atleta esquecer aquelas vaias de antes do jogo. Ele foi o melhor em campo!
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Eu lembro deste jogo que assisti na tv .Julinho destruíu a Inglaterra e saiu de campo ovacionado pela torcida que o vaiou !

    ResponderExcluir
  2. Jogo maravilhoso inesquecível

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações