13 de maio de 1959: o dia em que Julinho Botelho transformou vaias em aplausos.

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Julinho Botelho fez 160 mil vaias se transformarem em aplausos

Nesta sexta-feira, se completam 63 anos do jogo amistoso entre Brasil e Inglaterra, que aconteceu no dia 13 de maio de 1959. Na ocasião, a Amarelinha venceu a equipe britânica pelo placar de 2 a 0, e foi presenciado por cerca de 160 mil torcedores, que tomaram conta das arquibancadas do Maracanã.

Pouco antes da bola começar a rolar no relvado do maior estádio do país, os autofalantes anunciaram a escalação da Seleção Brasileira, como de costume. No momento em que o nome de Julinho Botelho foi mencionado entre os titulares, a torcida vaiou muito a escolha que fez com que Garrincha começasse o jogo no banco de reservas.

Julinho já era um jogador experiente. Fez parte de um dos maiores times da história da Portuguesa, tendo chegado na Seleção nesta época e jogado a Copa do Mundo de 1954, onde foi considerado por muitos o melhor ponta-direita do torneio. Foi para a Itália, virou ídolo da Fiorentina, mas como atletas que atuavam no exterior não eram convocados, isto acabou até abrindo espaço para Garrincha na Canarinho. Quando voltou ao Brasil, para defender o Palmeiras, retornou a vestir a camisa amarela do Brasil.

Apesar de todo o gesto de reprovação do público, ponta direita respondeu marcando o gol que abriria o placar com apenas 5' de bola rolando. Foi a partir deste momento, que alguns aplausos começaram a ser ouvidos, ainda que no meio de tantas vaias.


Acompanhando as palmas que começavam a aumentar com o passar do tempo, o futebol de Julinho crescia junto. Na sequência da partida, o atacante ainda daria a assistência para Henrique marcar o segundo tento do Brasil e fechar a conta.

Depois do apito final, os 160 mil espectadores que estavam no Maracanã "pediram desculpas" através de uma salva de palmas barulhenta. Era uma tentativa de fazer o atleta esquecer aquelas vaias de antes do jogo. Ele foi o melhor em campo!
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

  1. Eu lembro deste jogo que assisti na tv .Julinho destruíu a Inglaterra e saiu de campo ovacionado pela torcida que o vaiou !

    ResponderExcluir
  2. Jogo maravilhoso inesquecível

    ResponderExcluir
  3. Assisti a esse jogo. Foi a maior vaia dada em um estádio de futebol. Depois, Julinho (que eu nunca vira jogar!) começou, driblava os marcadores quase em cima da linha lateral, sempre pra frente e objetivo. Conheci ali um supercraque. Ao final do jogo, uma ensurdecedora salva de palmas tomou conta do colosso do maracanã, em justo reconhecimento ao talento do maravilhoso ponta direita Julio Bot elho.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações