Washington, o Coração Valente, e sua passagem pelo Paraná Clube

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Washington, pelo Paraná Clube, em um clássico contra o Coritiba

Além de hoje ser o dia da mentira, também é aniversário de Washington, o "Coração Valente" e este fazia gols de verdade! O centroavante nasceu no dia 1º de abril de 1975, em Brasília, e hoje completa 47 anos. O jogador tem um alto número de gols e passou por muitas equipes importantes, mas ele começou a ter destaque pelo Paraná Clube entre 1999 e 2000.

O atacante já tinha rodado por alguns clubes, Caxias, Internacional e, inclusive a Ponte Preta, onde voltaria ainda em 2000 e faria sucessso e feito alguns gols até chegar em 1999 para o Paraná. Desde que chegou na equipe, ele já se transformou em titular e marcou seu primeiro gol no dia 13 de maio, em uma goleada por 4 a 0 sobre o Batel. O centroavante começou a virar referência no ataque do time Paranaense, com torcida e diretoria gostando dos jogos do atleta.

Na competição estadual marcou 8 gols e ajudou a equipe a chegar a grande decisão, mas não foi o suficiente para levar o título, acabou sendo vice-campeão. O Paraná brigava para não cair no Brasileirão, pois não tinha uma equipe forte, apenas Washington se destacava no time.

O jogador mesmo com as dificuldades de criação da equipe, conseguia se virar da melhor maneira no campo ofensivo. Era um centroavante que brigava com os zagueiros a todo momento, aquele famoso "chato'', que incomodava o tempo todo.

Às vezes tinha que se virar sozinho no campo de ataque e até conseguia algumas vezes, por isso chamava a atenção de alguns clubes. O Paraná não fez uma boa campanha, mas o coração valente marcou dez gols na reta final do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com os gols, o jogador não conseguiu impedir o rebaixamento da equipe para a Série B. Com a queda do Paraná e o centroavante em destaque, o clube não tinha como segurar o jogador. A Ponte Preta chegou para contratar o coração valente, que já teve passagem pela equipe em 1998 por empréstimo.


Na Ponte Preta o jogador fez história e marcou muitos gols, se tornando um dos principais centroavantes do Brasil. As ótimas atuações chamaram a atenção de times da Europa e em 2002 foi contratado pelo Fenerbahçe, da Turquia, onde teve problemas cardíacos, mas voltou ao Brasil, fez tratamento e voltou a jogar.

Depois, ainda teve grandes passagens por Athletico Paranaense, batendo o recorde de gols em uma edição de Brasileiro, e Fluminense, além de passagens por Tokyo Verdy, Urawa Red Diamonds e São Paulo, encerrando a carreira em 2011 pelo Tricolor das Laranjeiras.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações