O início do volante Bernardo no Marília

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Bernardo no Marília

Completando 57 anos neste dia 20 de abril, o volante Bernardo foi durante sua carreira como jogador um dos melhores "cães de guarda" do futebol brasileiro durante a década de 1990. Acumulando passagens por clubes grandes do Brasil e até pelo Bayern de Munique, o paulistano acabou por iniciar sua trajetória profissional no Marília.

Bernardo nasceu na capital paulista, mas ainda muito jovem foi morar no interior do estado, mais precisamente em Franca, onde começou a dar seus primeiros chutes na bola. Seu primeiro clube de juventude foi justamente a tradicional Francana, de onde foi observado e trazido pelo Marília já próximo de acender ao time profissional da outra equipe do interior.

Estreou pelo MAC no Paulistão de 1985 e se destacou mesmo jogando por um time que tinha dificuldades claríssimas de pontuar na competição. Bernardo se mostrava muito apto na marcação e usava de todos os meios possíveis para parar e intimidar atacantes adversários. Apesar do rebaixamento do MAC na competição, foi um dos destaques da equipe e uma das revelações daquela edição do estadual de São Paulo.


Seu futebol acabou chamando a atenção de diversos clubes do estado. Ao fim daquele ano de 1985 terminou sendo negociado com o São Paulo, que o comprou por 750 mil cruzados, um dinheiro alto na época. No Tricolor, faria parte de um dos grandes momentos da história do clube, sendo parte dos Menudos do Morumbi. 

Ainda atuaria por diversos clubes ao longo de sua carreira, se aposentando do futebol relativamente jovem, com apenas 32 anos de idade, jogando pelo Atlético Paranaense. Depois da carreira como atleta, virou empresário de jogadores de futebol. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações