Com o título heróico, Palmeiras venceu o primeiro Paulistão sem Luxemburgo desde 1976

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Entre 1977 e 2021, todos os títulos paulistas conquistados pelo Palmeiras foram com Luxemburgo

Um dos grandes capítulos da história do Palmeiras ocorreu ontem, após a virada histórica sobre seu rival. O 4 a 0 representou muito para o elenco e a consolidação do trabalho de Abel Ferreira, que em 16 meses já se tornou um dos maiores técnicos do Alviverde com 5 títulos em 9 finais. Porém, um fato incrível aconteceu, já que quebrou uma sina de quase 46 anos sem um título Paulista do Verdão sem Vanderlei Luxemburgo no comando da equipe.

O título mostrou a consolidação do trabalho do técnico, que além da virada, derrubou outro tabu Alviverde. É o primeiro Paulistão do Palmeiras desde 1976 sem o Vanderlei Luxemburgo. O ex-técnico conquistou em 1993, 1994, 1996, 2008 e 2020.

O título de 1976, o último antes da fila, foi conquistado com Dudu de treinador. O feito alviverde de 2022 é comparado com o que a equipe de 1993 fez, o grande time do Palmeiras, comandado por Luxemburgo, que bateu o Corinthians por 4 a 0 e fez com que o Palmeiras conquistasse o Paulistão depois de 17 anos.

O Verdão voltou a vencer com o Luxemburgo em 1994, se tornou o grande time da era Parmalat e o treinador reinou no Campeonato Paulista pelo Palmeiras. O clube sofria com a falta de títulos e ele trouxe novamente o espírito vencedor do elenco e da torcida alviverde.

Os títulos de 93 e 94, foram muito importantes, ainda mais em 93 por conta da goleada sobre o seu maior rival, o Corinthians. Em 96 foi a equipe dos 102 gols e que encantou a todos com o lindo futebol. Uma equipe super ofensiva, que jogava para golear e para encantar sua torcida.

Já em 2008 foi um grande campeonato, com um time muito bom e que não vencia a 12 anos a competição. Mas com um time comandado por Valdivia, Diego Souza, Marcos e treinado pelo Vanderlei, que levantou mais um título Paulista.

Em 2020, mais 12 anos e Vanderlei Luxemburgo voltou ao Verdão para reestruturar a equipe e a equipe não vencia desde 2008. O Palmeiras fez uma grande campanha e chegou à final para enfrentar o Corinthians, que buscava o tetra. O time conquistou nos pênaltis e Luxemburgo conquistou mais um título, mas logo depois foi demitido para a chegada de Abel Ferreira.

Abel Ferreira com certeza é o grande nome desse momento vivido pelo clube, que começou a viver o auge em 2015, ainda sem o treinador. Após sua chegada em 2020, tudo dentro da instituição mudou, a forma de pensar, de jogar, de gerir e a mentalidade vencedora que ele implantou.

Mas podem questionar: "Mas a equipe já vencia sem ele, como que foi ele que implantou a mentalidade?". Essa pergunta é muito fácil de ser respondida, pois ele não ganhou e parou, Abel continuou e continua vencendo. A equipe alviverde mostra que mesmo no pior desafio, que foi essa grande final, a equipe estava preparada para jogar e desde o início demonstrou que sairia do Allianz Parque campeão.

Abel sempre falou que o Paulista não era prioridade, mas a final perdida ano passado para o mesmo rival ficou marcada dentro do elenco. E depois da decisão de ontem, ressaltou o quanto esse elenco queria vencer esse título, ainda mais depois das circunstâncias da primeira partida.


O Palmeiras agora vive nesse momento uma das melhores fases de sua história, graças ao grande técnico Português, que já foi muito criticado após as perdas de títulos no ano passado, mas que mostrou que com o trabalho a equipe iria evoluir e evoluiu. A equipe não joga apenas de uma maneira, mas de várias. Os rótulos colocados no trabalho como "retranqueiro", não podem servir mais, pois Abel Ferreira mudou sua forma, com o verdão jogando de forma propositiva e com um futebol bonito, gerando o grande título Paulista na tarde de ontem.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações