A passagem de Branco pelo Flamengo em 1995

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Branco jogou pelo Flamengo em 1995

Completando 58 anos neste dia 4 de abril, o lateral Cláudio Ibrahim Vaz Leal, mais conhecido pelo apelido de Branco, foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro nos anos 1980 e 1990. Dono de grandes qualidades ofensivas, sem perder porém qualidade na defesa, o gaúcho de Bagé fez longo sucesso ao longo da carreira e teve marcante importância no título do Brasil na Copa do Mundo de 1994. No ano seguinte, foi um dos contratados pelo Flamengo no ambicioso projeto de seu centenário. 

Chegou ao Mengão vindo do Corinthians, onde havia sido vice-campeão do Brasileirão do ano anterior, sendo uma das grandes contratações rubro-negras na época. Além dele, o Fla tinha naquele ano Sávio, Romário e outros grandes jogadores num ambicioso projeto de fazer um centenário histórico. Foi com essa pompa que o lateral foi apresentado no rubro-negro, em foto ao lado de Vanderlei Luxemburgo, treinador que começou o ano na Gávea.

Foi um dos destaques da boa campanha flamenguista no Campeonato Carioca. O rubro-negro ganhou a Taça Guanabara e chegou a fase final da competição como o grande favorito ao título, mas sucumbiu diante do Fluminense, num jogo que foi decidido pelo histórico gol de barriga de Renato Gaúcho, na época o grande destaque do bom time tricolor, que inclusive seria semifinalista do Brasileirão daquele ano. 

O lateral acabo durando pouco na equipe flamenguista. Era um dos artilheiros da equipe graças a seu bom chute e suas boas cobranças de falta, mas acabou fazendo seu último jogo vestindo a camisa rubro-negra ainda em julho, em uma derrota para o Grêmio na Copa dos Campeões Mundiais, no Mané Garrincha. No total, Branco atuou em 36 partidas, entre jogos oficiais e amistosos, pelo Mengão, marcando 9 gols.


Deixou o Rio de Janeiro para jogar pelo Internacional, onde disputou o Brasileirão de 1995 e depois passaria pelo Middlesbrough. Ele esteve em atividade até o ano de 1998, quando acabou pendurando as chuteiras atuando pelo Fluminense, clube pelo qual foi campeão brasileiro em 1984. Recentemente, venceu uma batalha contra o coronavírus, que o deixou inclusive internado na UTI por algum tempo. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações