27 de abril de 1940 - A inauguração do Pacaembu

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O grande palco do futebol paulista está completando 82 anos de inauguração

Nesta quarta-feira, dia 27 de abril de 2022, o Pacaembu está completando 82 anos de inauguração. Na época, o Estádio Municipal ainda não tinha levava o nome Paulo Machado de Carvalho, que foi o empresário e chefe da delegação brasileira nas Copas de 1958 e 62.

Por conta de equipes como Corinthians, São Paulo, Portuguesa, Santos, Palmeiras, Nacional, Juventus, Pão de Açúcar Esporte Clube e até a equipe do Ypiranga (que não tem mais um departamento de futebol profissional), o Pacaembu se tornou uma 'segunda casa' para os torcedores dos times paulistas, já que os clubes tinham o costume de mandar seus jogos por lá.

Até pelo menos 2019, equipes que já tem suas próprias casa hoje, levavam jogos para lá. Exemplos claros disso são o Peixe, que levava algumas de suas partidas pro Pacaembu com o objetivo de atrair os torcedores santistas da capital, e o Verdão, que teve de mandar alguns de seus compromissos no templo do futebol paulista quando tinha shows no Allianz Parque. Para muitas pessoas, aquele era um dos melhores, senão o melhor estádio para se ver uma partida de futebol. 

No dia da inauguração, o Presidente da República Getúlio Vargas compareceu, mas por conta da sua grande rejeição em São Paulo, foi muito vaiado por quem estava no evento. Naquela época, o Pacaembu era considerado o estádio mais moderno do continente sul-americano e com capacidade para 70 mil pessoas. A bola rolou pela primeira vez apenas no dia seguinte.

O jogo que inaugurou o relvado foi uma partida entre Palestra Itália e Coritiba, em um torneio de inauguração. Apesar da goleada por 6 a 2 do Palmeiras, Zequinha, que atuava pela equipe do Coxa Branca na época, foi o responsável pelo primeiro gol da história do Pacaembu.

Um dos maiores charmes do estádio era a Concha Acústica, que ficava à direita das cabines de rádio e televisão. Quando Paulo Maluf foi eleito Prefeito de São Paulo em 1970, tal monumento foi levado ao chão para que fosse construído o Tobogã, atitude que muitos consideraram um assassinato a excelente arquitetura. Atualmente, esta arquibancada que foi construída atrás do gol da direita também foi demolida.

Alguns anos mais tarde, o Pacaembu seria uma das sedes da Copa do Mundo de 50, sede de Jogos Pan-Americanos de São Paulo em 1963. O estádio também foi palco para despedidas de craques como Pelé, que fez o seu último clássico diante do Corinthians vestindo a camisa do Santos em 74. Além disso, equipes como São Caetano e o Ituano conquistaram os Campeonatos Paulistas de 2004 e 2014. 


Santos e Corinthians venceram as Libertadores de 2011 e 2012 no Pacaembu. Alguns anos antes, o templo do futebol paulista recebeu a final da competição mais importante do continente entre Azulão do ABC e o Olímpia, que acabou sendo vencida pelos paraguaios nos pênaltis.

Em 2020, o Pacaembu foi usado para Hospital de Campanha na luta contra a pandemia de Covid-19. Atualmente, o estádio passa por obras e a previsão é de que o campo volte a ter plenas condições de receber um grande evento apenas no mês de novembro do ano que vem.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações