Adhemar 50 anos - O artilheiro da Copa João Havelange de 2000

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Adhemar comemorando gol diante do Fluminense, no Maracanã

Hoje militando nas divisões do Paulistão, o São Caetano já fez grandes apresentações à nível nacional e internacional ao longo de sua história. A primeira aparição do São Caetano no campeonato nacional veio no ano de 2000, quando foi vice-campeão da Copa João Havelange, o Brasileirão daquele ano. Naquele time, um dos destaques foi Adhemar, que completa 50 anos neste dia 27 e que foi artilheiro da competição.

Adhemar já estava há três anos no São Caetano na época daquele campeonato nacional. Devido aos diversos problemas organizacionais e até judiciais vividos na época, o Brasileirão teve seu formato alterado e naquele ano os times foram divididos em módulos, que ao final qualificariam seus melhores times para confrontos na fase final da competição. Foi nesse contexto em que Adhemar se destacou pelo Azulão. 

Adhemar foi o grande destaque do time durante a disputa do módulo amarelo da competição, quando marcou 15 gols, ajudando o São Caetano à chegar a decisão, perdida para o Paraná Clube. Apesar disso, o Azulão se classificou a fase final, onde enfrentaria os times dos outros módulos, incluindo, é claro, os times do módulo principal da competição. 

Foi a partir do mata-mata que o Azulão apareceu para o Brasil. No primeiro mata-mata, diante do Fluminense, Adhemar marcou um dos gols do empate por 3 a 3 na ida, em São Caetano do Sul e marcou o gol da vitória no jogo da volta diante dos tricolores no Maracanã, um chute fortíssimo, que virou sua marca registrada.

Nas quartas, diante do Palmeiras, outra vez marcou um gol, na vitória por 4 a 3 do Azulão dentro do Parque Antártica. Nas semifinais, foram três gols diante do Grêmio, dois na vitória por 3 a 2 na ida e um na vitória por 3 a 1 na volta, em Porto Alegre. 


Na final, o Azulão perdeu para o Vasco, naquela famosa situação da queda dos alambrados em São Januário. Adhemar terminou o campeonato com 22 gols, somando os marcados no módulo amarelo e na fase final. O bom atacante foi negociado logo em seguida com o Stuttgart, tendo ainda retornado algumas vezes ao clube, onde é ídolo e artilheiro da história, com 68 gols marcados com a camisa do Azulão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações