Quando Jorge Mendonça marcou oito pelo Náutico contra o Santo Amaro

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Jorge Mendonça fez os oito gols do Náutico na sonora goleada sobre Santo Amaro

Era um domingo, dia 11 de agosto de 1974. Zé Carlos Olímpico, que defendia as cores do Santa Cruz na época, estava prestes a se tornar o grande artilheiro do campeonato pernambucano daquela temporada. Porém, um jovem de 20 anos de idade, que havia sido contratado junto a equipe do Bangu há pouco tempo, Jorge Mendonça frustrou seus planos se ser o maior goleador da competição.

Nesta data, o Timbu estava enfrentando a equipe do Santo Amaro no estádio dos Aflitos, na cidade de Recife. Jojô Beleza precisou de 20' para anotar três gols na partida. Com 39' ainda do primeiro tempo, o atacante transformou a vitória em goleada com mais dois tentos antes mesmo de ambas as equipes descerem para o intervalo com uma vitória parcial do Timbu pelo placar de 5 a 0 em apenas 45 de bola rolando na capital pernambucana.

Na volta para a etapa complementar, o jovem jogador do clube alvirrubro continuou inspirado e ainda marcaria mais tentos. Na marca dos 13', Jorge marcou o sexto, aos 16' o sétimo e o gol que fechou a conta aconteceu aos 40'. Após 90 jogados, o árbitro que acabou sendo bastante xingado apesar da sonora goleada alvirrubra, decretou o fim do jogo. A partida terminou com um triunfo maiúsculo de 8 a 0 para o clube da capital pernambucana.

Alguns dias mais tarde, o Náutico conquistou o 15º título de Campeonato Pernambucano na sua história. O Timbu ficou com a taça após bater o time do Santa Cruz por 1 a 0 tanto no jogo da ida quanto na partida da volta.

Vale lembrar que neste jogo Jorge Mendonça igualou a marca de ninguém mais ninguém menos do que Pelé. O Rei havia conseguido, no dia 21 de novembro de 1964, balançar as redes do Botafogo de Ribeirão Preto oito vezes na goleada do Santos pelo placar de 11 a 0, em um jogo realizado dentro da Vila Belmiro e válido pelo Campeonato Paulista daquele ano.


Nesta campanha, Jojô Beleza jogou ao lado de atletas como Paraguaio, Lima, Sidiclay, Beliato, Neneca, Juca Show e Vasconcelos. Este último foi junto com Jorge Mendonça para o Palmeiras em 1975. Anos depois, teve a oportunidade de ser chamado por Claudio Coutinho para jogar pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 78, que seria disputada na Argentina.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações