Morre Almiro, ex-atacante de Mixto, Santos, Bangu e Vitória

Com informações do Terceiro Tempo
Foto: reprodução

Almiro estava com 74 anos

Morreu na última quarta-feira (9), aos 74 anos, o ex-atacante Almiro, que atuou no Santos Futebol Clube ao lado de Pelé entre 1966 e 1970, e também no Mixto, Bangu e Vitória. Ele tinha problemas de saúde e fazia hemodiálise há algum tempo, além de ter perdido a visão.

Cuiabano nascido em 28 de fevereiro de 1948, Almiro Antônio Gonçalves residia em Salvador (BA) e estava aposentado devido ao seu problema de visão.

História - Almiro nasceu no dia 28 de fevereiro de 1948, e era natural de Cuiabá (MT). Ele foi atacante do Santos FC de janeiro de 1966 até junho de 1970, morava em Salvador (BA) e lá foi um bom guia turístico-receptivo em ônibus que conduzindo os visitantes em tours pelas históricas ruas da capital baiana. Mas acabou se aposentando por falta mínima de visão.

Mesmo com sua deficiência visual, descrevia como ninguém tudo sobre Salvador, onde viveu e jogou por anos e anos. E como o itinerário era sempre o mesmo, ele se tornou um dos mais competentes guias turísticos de lá. E observem abaixo que o currículo de Almiro, que escaneamos para aqui publicar, foi redigido pelo próprio ex-atacante do Santos com a ajuda do equipamento que auxilia os deficientes visuais a escrever. À época da carta (2001) Almiro ainda tinha por volta de 20% de visão. O percentual foi descendo até sua situação atual de cegueira quase total.

Almiro estava aposentado desde 1998 devido aos citados problemas visuais. Ele morava no bairro Ribeira, na Península de Itapagipe, "atrás do bairro do Bonfim, dos dois cartões postais mais lindos da Bahia, no berço da cidade de Salvador com suas praias lindas e casarões seculares?, escreveu o próprio Almiro.


Falando inglês, espanhol e italiano, que aprendeu em cursos profissionalizantes, ele sempre se lembrava do dos times onde jogou: Mixto EC de Cuiabá-MT (1965), Santos FC (de 65 a 70), Bangu AC (de 70 a 71), EC Vitória de Salvador (de 71 a 74) e no Vitória de Guimarães de Portugal (de 1974 a 1981), onde encerrou a carreira.

Almiro era casado e pai de dois filhos. Ele começou a perder a visão ao receber uma cotovelada no rosto num jogo do Vitória de Setúbal, de Portugal, e um time da então Tchecoslováquia, em 1980, pela Copa da Uefa. Por isto encerrou a carreira no time português.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações