Há 99 anos, Fluminense e Vasco se enfrentavam pela primeira vez na história

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Vasco venceu o clássico por 3 a 2

O futebol carioca é cheio de clássicos entre suas equipes. Enquanto Vasco e Flamengo fazem um confronto que envolve as maiores torcidas do estado, o Fla-Flu virou praticamente um sinônimo de clássico, quase como uma definição da palavra. Em 11 de março de 1923 foi jogado pela primeira vez um dos clássicos do futebol do Rio de Janeiro, quando Fluminense e Vasco fizeram a primeira partida do "Clássico dos Gigantes", como é conhecido.

É preciso lembrar que existe todo um contexto relacionado ao confronto entre Vasco e Fluminense. O Cruzmaltino, que abraçava negros e operários, como diz numa música de sua torcida, tinha no Fluzão a figura de, na época, um dos clubes que não aceitava a entrada do Vasco nas ligas que organizavam o Campeonato Carioca. Foi só naquele ano em que o clube entrou nas competições, enfrentando América, Flamengo, Fluminense e Botafogo, que só aceitavam jogadores brancos.

Este jogo, porém, foi um amistoso. O Vasco, que já fazia fama com a imprensa devido aos ótimos resultados enfrentando os times suburbanos, fazia naquele dia, no Estádio da Rua Figueira de Melo, um amistoso diante do Fluminense que representava o primeiro jogo entre os dois. Treinado pelo uruguaio Ramón Platero, o Cruzmaltino se preparava para a disputa do Campeonato Carioca, assim como o Flu. Foi nesse cenário que os dois times foram a campo.

E o Tricolor começou melhor a partida e logo abriu dois gols de vantagem, ambos os tentos marcados por Welfare, que curiosamente anos depois se tornaria treinador do Vasco. Ainda no primeiro tempo, porém, o ótimo time dos camisas negras diminui o placar com Negrito, aos 35 minutos, levando para o intervalo um placar de 2 a 1 e um segundo tempo que prometia grandes emoções no que é hoje o estádio do São Cristóvão.

Na etapa final, os Camisas Negras vieram pra cima e em poucos minutos viraram o jogo. Aos 15', Tetterolli deixou tudo igual e sete minutos depois Negrito virou o jogo e deu a vitória aos vascaínos. Era um ótimo resultado em meio a preparação para o campeonato, que ocorreria no segundo semestre. As equipes voltariam a se enfrentar no torneio, que terminou com título cruzmaltino. 


Aquele foi apenas o primeiro capítulo de uma história de quase cem anos. Agora, já ocorreram um total de 376 jogos entre Fluminense e Vasco, entre decisões, jogos do Carioca, do Brasileirão e de outras competições. São 121 vitórias tricolores, 148 alvinegras e 107 empates. O confronto mais recente terminou com vitória do Fluzão, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações