Brasileirão Feminino A1 começa nesta sexta-feira

Por Emerson Gomes, Fabio Rocha, Lucas Paes, Ricardo Pilotto e Victor de Andrade
Arte: O Curioso do Futebol


Começa nesta sexta-feira, dia 4 de março, com o duelo entre Palmeiras e Atlético Mineiro, a edição de 2022 do Brasileirão Feminino A1. São 16 equipes na luta pelo título, tentando tirar a hegemonia do Corinthians, e fugindo das quatro 'vagas' do rebaixamento.

Confira como estão as equipes para a disputa:

ATLÉTICO MINEIRO


O Atlético Mineiro vem de uma ótima temporada, onde conseguiu o acesso para a elite do futebol nacional, após um vice campeonato Brasileiro da Série A2 e terminou a competição invicta. A equipe também foi campeã Mineira e busca nesse ano brigar com os grandes times. A comissão técnica do ano passado continua no comando e chegaram bons reforços para ajudar em busca de mais um bom ano.

CORINTHIANS


Objetivo das outras 15 equipes do Brasileirão Feminino: quebrar a hegemonia do Corinthians. Atual campeão Brasileiro, Paulista e Libertadores, o Corinthians vem dominando o cenário nos últimos anos. A base foi mantida e Arthur Elias comanda uma equipe que se conhece bem. E a temporada do Timão já começou positiva, com o título da Supercopa do Brasil Feminina. Não tem como: o Alvinegro é o grande favorito da competição.

CRESSPOM


A equipe do Cresspom chega ao Brasileirão da Série A1 após o acesso no ano passado, e aposta na manutenção do trabalho do treinador Marinho, mantido no cargo. A equipe tem o objetivo de manutenção na divisão de elite para poder desenvolver um trabalho a longo prazo. Para conseguir seus objetivos, a equipe aposta no faro de gols da artilheira Katy, que foi a principal goleadora da equipe na temporada passada.

CRUZEIRO


A Raposa lutou pela permanência em 2021, ficando a uma certa distância do rebaixamento. Para este ano, o time azul e branco de Minas Gerais trouxe alguns reforços. A principal chegada foi a meia-campista Rafa Andrade, do vice-campeão brasileiro Palmeiras, além de Rita Bove, ex-Santos. O plano do time cruzeirense é fazer um campeonato mais tranquilo em 2022, quem sabe conseguindo brigar pela classificação a fase final, afastando o pesadelo da volta a segunda divisão do nacional feminino.

ESMAC


O Esmac também conseguiu o acesso para a elite na temporada passada, ao chegar mas semifinais do Brasileirão Série A2. A equipe também teve um ótimo ano e quer manter essa boa fase, agora em uma briga mais difícil. O time trouxe alguns reforços pontuais e manteve sua comissão para tentar buscar títulos importantes, mas começou o ano com uma derrota para o Flamengo na Supercopa.

FERROVIÁRIA


Considerada como potência do futebol feminino, a Ferroviária vêm para esta edição do Brasileirão Feminino A1 como uma das favoritas à conquista do título. Em 2021, a Locomotiva parou nas semifinais do Campeonato Paulista e também da competição nacional, além de ter sido terceira colocada da Copa Libertadores da América. Para esta temporada, o clube de Araraquara trouxe algumas caras novas. Entre elas, a volante Ingryd, que venceu o torneio continental defendendo as cores do Corinthians na temporada passada. A equipe Grená também renovou com 12 atletas que já faziam parte do plantel no último ano, como a goleira Luciana, destaque nos últimos anos.

FLAMENGO


Vindo de uma temporada não muito brilhante, o Flamengo vem para esta edição com o objetivo de conseguir ir mais longe na competição, já que no ano passado, o time rubro-negro terminou na 9ª colocação da tabela de classificação e ficou de fora do mata-mata. Para a principal competição nacional da categoria, o Mengão conta com algumas caras novas em seu plantel. Para disputar o torneio, o clube carioca trouxe a meia Duda, considerada uma das principais contratações da equipe. Além dela, o Fla contratou as laterais Monalisa e Gisseli; as volantes Leidiane, Cris e Kika Brandino. Também chegaram as atacantes Gica, Maria Alves e Anny Marabá.

GRÊMIO


O Tricolor Gaúcho chegou a decisão da Supercopa Feminina e acabou derrotado pelo Corinthians fazendo um grande jogo. Ano passado, a equipe foi bem, dando dificuldades ao Palmeiras nas quartas de final. Os gremistas reforçaram a equipe com bons nomes buscando novamente chegar as fases finais em 2021. Dani Ortolan é o grande destaque, vinda de ótimo ano jogando pelo Flamengo, em 2021 e já marcando pelo Imortal na Supercopa Feminina.

INTERNACIONAL


O Internacional fez um bom Brasileirão em 2021, chegando na semifinal, onde perdeu para o Palmeiras, e no Gauchão bateu o rival Grêmio, nas penalidades, para ficar com o título. Para 2022, o time fez esforços para manter a base e fez contratações pontuais, esperando um desempennho ainda melhor que o da temporada passada.

AVAÍ KINDERMANN


O Avaí Kindermann, agora é comandado inteiramente pelo Avaí, mas o clube escolheu permanecer com o nome como uma homenagem ao antigo parceiro, que tem tradição no futebol feminino. A equipe que já briga na elite há algumas temporadas e no ano passado acabou sendo eliminada nas quartas de finais para o Corinthians. Esse ano o time perdeu algumas peças importantes, mas também trouxe outras para tentar repôr a altura.

PALMEIRAS


O Palmeiras tenta buscar o título que escapou ano passado na final e efetivou o treinador Tulio Hoffmann, que substituiu interinamente Ricardo Belli em novembro. A diretoria procurou manter a base do seu elenco, renovando com 20 atletas e trazendo reforços de renome como a meio campista Andressinha e as atacantes Bia Zaneratto, que retorna ao Verdão, e Byanca Brasil.

REAL BRASÍLIA


O Real Brasília veio de uma temporada onde conseguiu os objetivos. Ficou apenas em décimo lugar no Brasileirão, não se classificou para a fase final do torneio, mas evitou o rebaixamento. No Candangão, conquistou o título, batendo o Minas Brasília na decisão. A equipe permaneceu com a comissão e trouxe reforços para alçar voos maiores nesta temporada, onde já fizeram uma competição: a Supercopa, onde caíram para o Corinthians.

RED BULL BRAGANTINO


O Braga vêm como campeão do Brasileirão Feminino A2 de 2021, ao bater o Atlético Mineiro na grande decisão.  Para disputar a elite, o Massa Bruta se reforçou trazendo algumas peças para o seu elenco. Uma das grandes mudanças foi no comando técnico, quando Camilla Orlando abandonou o cargo após aceitar proposta do futebol árabe, e o clube de Bragança Paulista trouxe Rosana Augusto, que estava no Athletico-PR, como substituta. Além disso, as Bragantinas contrataram as meio campistas Mayara de Carvalho Farias, Taciana Evelyn de Melo dos Santos e Larissa dos Santos Lima. Para o ataque, o time do interior paulista comprou Leticia Gabrielle Silva Monteiro e Joyce Amara Custódio.

SANTOS


As Sereias da Vila tentarão uma melhor campanha do que na temporada passada, quando foi eliminada nas quartas de final. E para conseguir tal feito a equipe manteve a treinadora Tatiele Silveira e renovou o contrato de boa parte de seu elenco, incluindo a experientíssima atacante Cristiane. Reforços pontuais foram contratados, com destaque para a lateral esquerda da seleção argentina Eliana Stabile.

SÃO JOSÉ


A Águia do Vale tem tradição no futebol feminino, com, inclusive, três conquistas continentais e já foi um dos times mais fortes do país. Hoje, porém, a realidade joseense é outra e o time deve lutar novamente contra o descenso. A grande jogadora do time é Poliana, mas sozinha deve ser difícil que ela consiga carregar a Águia rumo a uma posição melhor que a de 2021.

SÃO PAULO


Depois de uma temporada de altos e baixos, onde foi semifinalista do Brasileiro e do Paulista, o São Paulo espera alçar voos maiores em 2022. Para isto, o Tricolor fez uma série de contratações, para reforçar o seu elenco, trazendo jogadoras como a lateral Fê Palermo, que estava no Santos e chegou a ser convocada para a Seleção Brasileira nos amistosos pré-Olimpíada e também para o recente Torneio Internacional da França.


REGULAMENTO

O campeonato seguirá a fórmula dos anos anteriores, sendo disputado em quatro fases: na primeira fase os 16 clubes jogaram no modelo de pontos corridos, em turno único. Os oito primeiros se classificaram para as quartas-de-final e os quatro últimos serão rebaixados para a Série A2 de 2023. Nas quartas-de-final, os clubes se enfrentaram no sistema eliminatório (“mata-mata”) classificando-se o vencedor de cada grupo. Na semifinal, os clubes se também se enfrentaram no sistema eliminatório classificando-se o vencedor de cada grupo para a final, onde, por fim, os dois clubes se enfrentaram também no sistema eliminatório para definir o campeão

Primeira fase: 16 clubes jogam todos contra todos em turno único; Segunda Fase (quartas-de-final): oito clubes distribuídos em quatro grupos de dois clubes cada; Terceira fase (semifinal): quatro clubes distribuídos em dois grupos de dois clubes cada; Quarta fase (final): em um grupo de dois clubes, de onde sairá o campeão. Confira na página da CBF outras informações sobre a competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações