Axel fala sobre a eliminação do São Caetano no Paulistão A2

Por Ricardo Pilotto
Foto: Divulgação / AD São Caetano

O São Caetano foi eliminado na primeira fase do Paulistão A2

Na tarde do último sábado, dia 19, São Caetano e Juventus se enfrentaram no Estádio Municipal Anacleto Campanella, na cidade de São Caetano do Sul. A partida estava sendo válida pela 15ª e última rodada do Paulistão A2 de 2022 e terminou com vitória do time visitante pelo placar de 2 a 0. 

Depois do revés, que fez o Azulão dar adeus às chances de retornar a elite do futebol estadual da próxima temporada, o treinador do clube do ABC, Axel, concedeu entrevista coletiva para falar sobre o jogo e também da eliminação do clube do ABC na competição.

Pergunta: Para começar, gostaria que você falasse um pouquinho do jogo e da eliminação do time no Campeonato Paulista.

Axel: É difícil esse momento. É um término para nós na competição. Fica aquela questão da lamentação, de que poderíamos ter ido mais longe por coisas que não aconteceram em outras partidas que poderíamos ter vencido ou pelo menos ter executado de uma forma melhor. Então realmente é triste termos saído da competição dessa forma. É algo que vamos lamentar, mas falei no vestiário: É o momento de você rever onde errou e o que se pode evoluir para crescer.

Pergunta: Axel, quais os motivos para a queda de produção nas rodadas finais? O desempenho em casa prejudicou uma possível classificação?

Axel: Sem dúvida nenhuma. Na verdade, não só na reta final. Acho que o desempenho em casa, dentro de uma competição que quer chegar, tem que fazer valer o seu mando de campo. Nós tivemos oportunidade de, dentro de casa, vencer os jogos e as desperdiçamos. Perdemos até pênaltis nos jogos em casa, que é algo que, em uma competição como essa, se vê a dificuldade que foi. O oitavo colocado entrou com 22 pontos. Muitos pensavam que com 21 entraria, e na última rodada as coisas não funcionaram. Então, é um campeonato difícil e você não pode desperdiçar as oportunidades.

Pergunta: Você faz parte de uma comissão técnica, de um projeto novo em uma equipe que já tem história. Seria cômodo achar que tudo deu errado? Têm coisas que deram certo, mas que são o início de um processo nessa nova gestão. Qual lado positivo você tira de tudo isso?

Axel: Em tudo tem um aprendizado. Dependendo do seu olhar, você sempre vai tirar proveito de algumas coisas. Então, a gente diz que mesmo nos momentos difíceis, de derrota, você tem um aprendizado que vai fazer você ir para frente, fará você ser melhor. Então, o que a gente vai falar aqui hoje é de resiliência, que nós precisamos aqui. Houve coisas boas. Temos uma juventude aqui no São Caetano, que também começamos a dar tempo para estes meninos. Porém, têm coisas que precisamos ajustar realmente. Agora, criamos uma expectativa muito positiva de buscar o acesso. Então, nós fizemos isso, trabalhando no clube. Não conseguimos mantê-la e de fato, concluir isso. Vêm a frustração, mas é um trabalho novo que está se iniciando e o objetivo continua sendo o mesmo. Vamos trabalhar já hoje e amanhã, para alcançar tudo o que o clube tem sonhado.

Pergunta: Para finalizar, gostaria até que você  falasse, até em uma linha do discurso do Presidente Sabino, em relação ao clube contar cada vez mais com a base. Estamos às vésperas do início do Campeonato Paulista Sub-15 e Sub-17, sendo que o 15, disputa também o Paulista Cup e está muito bem. No ano passado já havia ido bem, Sub-20 fez uma boa Copinha. Você acha que também dá para começar a olhar para esse aspecto que o time tem criado essa raiz com identificação com a base, que talvez seja um trabalho a longo prazo e que precise de paciência?


Axel: Esse é o trabalho de um clube como o São Caetano. É ter a sua base, formar jogadores, ser um grande fornecedor dentro do mercado, de grandes jogadores. Então o trabalho está sendo feito, mas é de médio a longo prazo. Não podemos queimar etapas com estes jovens, por exemplo, em circunstâncias adversas. Você tem um melhor momento para colocar. Já começamos, dentro dessa competição da A2 e na Copa Paulista passada, a utilizar a base. Para essa A2, que foi um campeonato difícil, os meninos que estiveram aí, como Ney Bahia e o Lobato, que disputaram a Copa São Paulo nós já utilizamos aqui na competição. Isso é um ganho para esses atletas, que terão mais minutos, vão ganhando experiência. Isso é um ponto muito importante e positivo pro clube. Temos conversado com o presidente e com a diretoria, e existe realmente o pensamento de usar cada vez mais a nossa base.

Esperando agora o início da Copa Paulista, o São Caetano terá alguns meses para reforçar a sua equipe para disputa da competição. O Azulão entrará no torneio de olho em uma das vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2023.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações